OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2025

Notícias

13/09/2024 às 14:45

Juiz Rafael Casado representa TJAL em Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação, no TJRJ

Magistrado destaca importância do encontro para discussão de boas práticas. Cortesia Magistrado destaca importância do encontro para discussão de boas práticas. Cortesia

O juiz Rafael Casado, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), representa a Justiça alagoana no 4º FestLabs, Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação. O evento foca na Inovação e compartilhamento de ações que produzam soluções inovadoras no Poder Judiciário.

O encontro acontece de 11 a 13 de setembro, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O FestLabs é organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Federal da 2º Região (TRF2), Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Eleitoral do estado carioca (TRT/RJ) e pelo Tribunal do Trabalho da 1ª Região (TRT1).

O magistrado destacou que o encontro discute as práticas inovadoras para facilitar a vida dos magistrados e servidores.

“É muito importante estar sempre acompanhando as inovações e boas práticas do Judiciário visando sempre um aumento de produtividade e uma prestação judicial mais efetiva, célere e de qualidade”, enfatizou.

O juiz acrescentou que aproveitou a oportunidade para conhecer a ferramenta que o TJRJ desenvolveu e já está em fase de implantação, que é uma inteligência artificial chamada Assis.

“Eu solicitei essa reunião e a equipe técnica do Tribunal de Alagoas participou remotamente. A gente pôde conhecer todo o funcionamento da ferramenta, toda a parte de custos para o desenvolvimento e estamos avançando nas tratativas para levá-la para o Tribunal de Justiça de Alagoas”, enfatizou.

Ele ainda pontuou que essa ferramenta ajuda os juízes através de inteligência artificial a fazer decisões, despachos e sentenças.

Reunião para conhecer a Inteligência Artificial "Assis", do TJRJ. Foto: cortesia

4º FestLabs


Neste ano o tema principal do evento é “Inovação, tecnologia e sustentabilidade”, ofertando na programação palestras, apresentações de projetos e práticas e oficinas, destrinchando diversas abordagens sobre o assunto.

Durante a abertura do evento, a presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, conselheira Daniela Madeira, destacou a relevância de o CNJ em promover a cultura da inovação no âmbito da Justiça. “O resultado do Festlabs será o de fazer um Judiciário melhor”, disse.

O 4º FestLabs se encerra na sexta-feira (13) com o anúncio dos vencedores do Prêmio Inovação do Poder Judiciário. O prêmio busca estimular e disseminar soluções que integrem tecnologia, sustentabilidade e inovação, por meio de debates e trocas de experiências transformadoras.

Dicom TJAL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.