O juiz Rafael Casado, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), representa a Justiça alagoana no 4º FestLabs, Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação. O evento foca na Inovação e compartilhamento de ações que produzam soluções inovadoras no Poder Judiciário.
O encontro acontece de 11 a 13 de setembro, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O FestLabs é organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Federal da 2º Região (TRF2), Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Eleitoral do estado carioca (TRT/RJ) e pelo Tribunal do Trabalho da 1ª Região (TRT1).
O magistrado destacou que o encontro discute as práticas inovadoras para facilitar a vida dos magistrados e servidores.
“É muito importante estar sempre acompanhando as inovações e boas práticas do Judiciário visando sempre um aumento de produtividade e uma prestação judicial mais efetiva, célere e de qualidade”, enfatizou.
O juiz acrescentou que aproveitou a oportunidade para conhecer a ferramenta que o TJRJ desenvolveu e já está em fase de implantação, que é uma inteligência artificial chamada Assis.
“Eu solicitei essa reunião e a equipe técnica do Tribunal de Alagoas participou remotamente. A gente pôde conhecer todo o funcionamento da ferramenta, toda a parte de custos para o desenvolvimento e estamos avançando nas tratativas para levá-la para o Tribunal de Justiça de Alagoas”, enfatizou.
Ele ainda pontuou que essa ferramenta ajuda os juízes através de inteligência artificial a fazer decisões, despachos e sentenças.
Reunião para conhecer a Inteligência Artificial "Assis", do TJRJ. Foto: cortesia
4º FestLabs
Neste ano o tema principal do evento é “Inovação, tecnologia e sustentabilidade”, ofertando na programação palestras, apresentações de projetos e práticas e oficinas, destrinchando diversas abordagens sobre o assunto.
Durante a abertura do evento, a presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, conselheira Daniela Madeira, destacou a relevância de o CNJ em promover a cultura da inovação no âmbito da Justiça. “O resultado do Festlabs será o de fazer um Judiciário melhor”, disse.
O 4º FestLabs se encerra na sexta-feira (13) com o anúncio dos vencedores do Prêmio Inovação do Poder Judiciário. O prêmio busca estimular e disseminar soluções que integrem tecnologia, sustentabilidade e inovação, por meio de debates e trocas de experiências transformadoras.
Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.