Nesta quarta-feira (25), juízes e servidores de seis comarcas do Litoral Norte de Alagoas, além de Colônia Leopoldina, participaram de um encontro com o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, no fórum de Porto Calvo. Entre as principais pautas, estavam a apresentação dos painéis de acompanhamento desenvolvidos pela Corregedoria e da evolução da produtividade da Justiça de primeiro grau.
Na oportunidade, Domingos Neto agradeceu aos juízes e servidores pelo empenho em julgar quantitativa e qualitativamente os processos e afirmou que a expectativa é que o Judiciário alagoano continue evoluindo, no sentido de garantir uma prestação jurisdicional efetiva à sociedade, além de melhorias nas condições de trabalho.
“Vim pedir a vocês que não esmoreçam, que continuem com o mesmo afinco e com o mesmo empenho que estão tendo durante essa gestão, para que a gente possa entregar a jurisdição deste mandato melhor do que quando ele começou. E que nós possamos encerrar de uma forma extremamente satisfatória”, comentou.
Os painéis de acompanhamento foram apresentados pelos juízes auxiliares Marcella Pontes e Phillippe Falcão, que destacaram a relevância deles como ferramentas de suporte, gestão e controle das unidades, e como bússola para o cumprimento das prioridades processuais, como as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por exemplo.
Para a juíza Livia Maria Mattos, da 1ª Vara de Porto Calvo, o direcionamento dado pela Corregedoria é de significativa importância às comarcas, principalmente pelo caráter pedagógico em orientar os magistrados e servidores, seja por meio dos manuais ou pela agilidade promovida pelos painéis.
“O nosso trabalho como juízes é também de gestão, então, isso nos ajuda a gerir a unidade, e a trabalhar de maneira realmente estratégica. A Corregedoria regeu junto aos juízes e servidores. Nós somos cobrados, mas também conseguimos entender sobre o que precisamos melhorar”, expôs a juíza.
O juiz Darlan Soares Souza, da Comarca de Passo de Camaragibe, agradeceu ao Corregedor e aos juízes auxiliares pela proximidade com as comarcas do interior do estado.
“Eu agradeço pelo desenvolvimento dessas planilhas, como também a atenção do Corregedor em relação a nós que somos juízes do interior, porque precisamos desse contato direto para sanar várias dúvidas que temos no dia a dia. Essa aproximação é importante, principalmente para nós que temos menos tempo de magistratura”, ressaltou.
O encontro teve abrangência às comarcas de Porto Calvo, Maragogi, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Paripueira e Colônia Leopoldina. O próximo será realizado no dia 10 de outubro, na Comarca de União dos Palmares, para atender nove comarcas.
Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.