OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de maio de 2025

Notícias

31/10/2024 às 14:13

Formação em gastronomia leva Maceioense a conquistar mercado americano

Murillo Damasceno, formado em Gastronomia pela UNINASSAU Maceió, participa de competição internacional de confeitaria Murillo Damasceno, formado em Gastronomia pela UNINASSAU Maceió, participa de competição internacional de confeitaria

O mercado de confeitaria tem crescido no Brasil. Segundo a pesquisa Consumo Equilibrado, a estimativa é de que o faturamento da área gire em torno de R$ 12 bilhões por ano. E, nesta situação, se destaca quem tem uma formação sólida. É o caso de Murillo Damasceno, formado em Gastronomia pelo UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió. Ele está participando da competição The Greatest Baker, nos Estados Unidos, onde reside há cinco anos.

“Desde a época da faculdade, fui preparado para o mercado de trabalho e seus diversos aspectos. Meu desenvolvimento e treinamento profissional na UNINASSAU me permitiram saber lidar com os diferentes cenários dentro da cozinha. Como chef de confeitaria, cheguei preparado para encontrar soluções, desenvolver processos e liderar pessoas”, destaca Murillo Damasceno.

Bárbara Moraes, coordenadora de Gastronomia da Instituição de Ensino Superior (IES), explica que o curso capacita os estudantes a enfrentarem os desafios da profissão, equilibrando teoria e prática, com foco em técnicas culinárias avançadas, gestão de negócios, segurança alimentar e nutrição. “Além das habilidades práticas na cozinha, a graduação aborda aspectos gerenciais, como planejamento de cardápios, controle de custos e gestão de equipes. Isso é essencial para quem deseja abrir seu próprio restaurante ou trabalhar em grandes cozinhas industriais e hospitalares”.

Murillo foi convidado a participar da competição após uma análise de seu trabalho nos últimos anos. Confeiteiros de todo o mundo estão concorrendo, e a disputa é realizada online, por meio de votação popular. O competidor favorito terá a chance de conhecer Buddy Valastro, renomado confeiteiro nos EUA, ser capa da revista americana Bake from Scratch e ganhar um prêmio de 20 mil dólares.

O maior desafio da disputa, segundo Murillo, é ter seu trabalho julgado por milhares de pessoas. “Desde o início da minha trajetória na confeitaria e panificação, venho aprimorando minhas técnicas. Sinto muito orgulho do trabalho apresentado aqui e me sinto honrado por ser um dos selecionados para participar dessa competição”, afirma.

O jovem confeiteiro enfatiza a formação acadêmica como essencial para se tornar o profissional que é hoje, estando em constante desenvolvimento. “Todos os professores e trabalhadores de cozinha da UNINASSAU foram responsáveis por esse processo. Os conhecimentos compartilhados diariamente em sala e as aulas práticas me capacitaram, tornando-me um profissional mais preparado para o mercado de trabalho, tanto nacional quanto internacional”.

Bárbara destacou as atividades complementares, sendo elas fundamentais para enriquecer a formação dos graduandos, pois garante experiências teóricas e práticas além da sala de aula. “Oficinas, visitas técnicas, festivais gastronômicos e projetos de pesquisa por meio de ligas acadêmicas são algumas das atividades que tornam o curso mais dinâmico, oferecendo uma visão ampla e prática sobre a profissão”, reitera a coordenadora do curso de Gastronomia da UNINASSAU Maceió.

Ascom Uninassau Maceió

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.