O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) inaugurou o Laboratório de Conservação e Restauro do Poder Judiciário (Lacor) e entregou a ampliação do Arquivo Central, na manhã desta segunda (4), no Fórum da Capital, no Barro Duro.
O presidente Fernando Tourinho destacou a importância da inauguração para o Poder Judiciário. "É um retrato da nossa memória. Essa inauguração é importante porque certamente vai melhorar muito a história do Poder Judiciário de Alagoas. É resgatando nossa memória que nós vamos pensar melhor no futuro", disse.
Para o juiz Claudemiro Avelino, a ampliação é importante porque facilita o trabalho de quem busca documentos históricos.
"Nós concentramos nesse espaço a documentação histórica para ser produto de trabalho do laboratório de recuperação. O espaço ficou mais amplo, mais definido e organizado para disponibilizarmos esse acervo com mais facilidade quando solicitado", explicou o magistrado.
Segundo Irina Costa, diretora do Centro de Cultura e Memória (CCM), o laboratório tem a missão de preservar e restaurar arquivos importantes.
"O Lacor veio coroar o que a gente sempre sonhou, pois no CCM, não conseguimos divulgar a história sem preservar o que a gente já tem. O laboratório vem justamente com essa missão de preservar, restaurar, descobrir os arquivos e os grandes processos do Poder Judiciário de Alagoas", disse Irina.
Entre os aparelhos do novo laboratório está a mesa de higienização e sucção, além de dois scanners especiais para digitalização de documentos. Daqui a duas semanas serão entregues outros equipamentos, a exemplo das estantes deslizantes e maquinários próprios para o laboratório.
A curadora do Lacor, Mariana Marques, falou sobre a chegada e a utilização desses equipamentos específicos.
"O TJAL agora possui todos os equipamentos necessários ao laboratório de conservação e restauro, como a máquina obturadora de papéis, secadora, câmara de desinfestação e aporte de hidróxido para os banhos aquosos no papel. Equipamentos modernos que irão facilitar o trabalho de restauração".
Além dos maquinários, houve a criação de uma sala com pia, espaço para a obturadora de papéis e aquisição de materiais como papel japonês, espátulas e lupas.
Lucas Melo - Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.