OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de maio de 2025

Notícias

29/11/2024 às 14:16

Fórum da Capital, no Barro Duro, é evacuado durante simulado de emergência

Treinamento, realizado nesta sexta (29), evacuou mais de mil pessoas em poucos minutos. -  Thássia Leite. Treinamento, realizado nesta sexta (29), evacuou mais de mil pessoas em poucos minutos. - Thássia Leite.

Em mais uma ação de prevenção de emergências, a Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta sexta (29), um simulado de incêndio no Fórum da Capital, no Barro Duro.

Servidores, magistrados e público presente no momento da atividade participaram da simulação, seguindo pelas saídas de emergência indicadas pela Brigada de Incêndio do Judiciário.

O servidor Ricardo Rangel, técnico judiciário da 30ª Vara Cível da Capital, avaliou a ação como positiva para que em caso de emergência nas instalações do Fórum, todos saibam o que fazer.

“Muito importante essa simulação, pois caso um dia aconteça, a gente já vai saber o que fazer e por onde sair. Recebemos um comunicado sobre o simulado, e assim que ouvimos o sinal sonoro, seguimos o fluxo do pessoal, e foi tudo muito tranquilo”.

O major Jerônimo Nascimento, coordenador da Brigada de Incêndio do TJAL, explicou que toda a simulação ocorreu de forma ordenada e tranquila.

“A ação foi maravilhosa, muito positiva. Encontramos algumas dificuldades, mas o treinamento serve justamente para identificarmos essas questões, que serão corrigidas. Retiramos aproximadamente mil pessoas, que a partir de agora já conhecem as saídas de emergências disponíveis”.

Aproximadamente mil pessoas foram retiradas rapidamente do prédio em segurança. Foto: Thássia Leite.

Segurança

O juiz Geneir Marques, superintendente do fórum, elogiou a iniciativa pioneira desenvolvida pela atual gestão em prol da segurança dos servidores e cidadãos que frequentam o fórum.

“A partir de agora, o público do Fórum da Capital terá a noção exata e rápida para onde se dirigir em segurança, facilitando a evacuação do prédio no menor espaço de tempo possível e permitindo que as forças de segurança possam desempenhar seu trabalho com tranquilidade”.

O simulado contou com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), com um tempo resposta de menos de dez minutos, entre o acionamento e a chegada ao local. Militares da Polícia Militar também participaram do treinamento, através do Batalhão de Trânsito.

Bombeiros militares foram acionados para a ocorrência simulada no Fórum da Capital. Foto: Thássia Leite.

O 1º tenente Rafael Capatto, do CBMAL, explicou que treinamentos desta natureza auxiliam bastante o trabalho desenvolvido pela corporação, que inclusive emitirá um relatório geral sobre as condições encontradas no fórum.

“Esses simulados nos ajudam a entender os grandes órgãos, sendo um aprendizado muito importante para nossos bombeiros. Identificamos alguns problemas pequenos e emitiremos um relatório com sugestões de melhorias, pois cada detalhe pode salvar uma vida”.

Treinamento, coordenado pela Assessoria Militar do TJAL, contou com a atuação da Brigada de Incêndio e da Guarda Judicial. Foto: Carol Neves.

Dicom TJAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.