O Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL) promoveu o Workshop de Tecnologia e Inovação, de 1º a 3 de agosto de 2024. A ação contou com presidentes, desembargadores e diretores de Tecnologia de Tribunais de Justiça de diferentes locais do país.
O evento teve como tema "Perspectivas para a Justiça Brasileira" e contou com palestras e debates sobre o uso dessas tenologias. Foram debatidos o uso de sistemas como o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ),Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Sistema de Processo Eletrônico da Justiça Federal (Eproc).
Para o presidente do TJAL, Fernando Tourinho, o workshop foi importante porque possibilitou a troca de experiências e mostrou como as novas tecnologias podem melhorar o Judiciário.
"Tivemos a oportunidade de ouvir o pessoal do Eproc, do SAJ, do PJe e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse terreno da inovação é muito fértil e proporciona um debate maior", destacou o presidente.
Após a apresentação dos três sistemas, o juiz auxiliar da Presidência do TJAL, Ygor Figueirêdo, e o diretor de Tecnologia do TJAL, Magno Vitório, discutiram e elencaram suas vantagens.
Encerrando o ciclo de palestras do evento, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Alexandre Pimentel, revelou que seu gabinete recebe cerca de 300 processos por mês e, com as novas tecnologias, ele e sua equipe já chegaram a produzir mais de 900 acórdãos em um único mês.
Em um ano, o desembargador aderiu a quatro Inteligências Artificiais e conseguiu reduzir drasticamente o número do acervo.
As fotos do workshop, realizado em parceria com o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), podem ser conferidas aqui.
Lucas Melo - Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.