OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2025

Notícias

14/02/2025 às 13:17

Franquias de educação crescem 9% levando capacitação para o mercado de trabalho brasileiro

Dados foram divulgados em pesquisa recente da Associação Brasileira de Franchising Dados foram divulgados em pesquisa recente da Associação Brasileira de Franchising

Segundo dados da Pesquisa Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de educação cresceu 9% em 2024, se comparado ao mesmo período de 2023. Com objetivo de proporcionar capacitação para profissionais de diversas áreas de atuação, as franquias de educação expandiram para diferentes regiões e portes de cidades ao longo do ano passado, demonstrando a potência e as oportunidades do setor em questão. Ainda de acordo com a ABF, o franchising nacional registrou um incremento nominal de 13,5% em 2024, chegando a R$ 273,083 bilhões. Essa porcentagem superou a projeção inicial para o ano, que era da ordem de 10%. Redes como Microlins, Prepara Cursos, Ensina Mais Turma da Mônica, que fazem parte do Grupo MoveEdu, e Rockfeller são exemplos de crescimento dentre as marcas que atuam no mercado educacional no Brasil.

Há 30 anos levando cursos profissionalizantes para estudantes de todo o País, a Microlins continua em franca expansão nacional. Em 2024, por exemplo, a rede abriu 13 escolas em diferentes regiões, aumentando a capilaridade, além de investir em novas grade de capacitações, contribuindo para o crescimento profissional dos alunos. Com mais de 400 unidades, a marca planeja mais 17 operações ao longo deste ano, principalmente no Centro-Oeste e Sul do Brasil. Vale ressaltar que as escolas Microlins também podem ser polos educacionais oferecendo cursos de graduação EAD e semipresencial, e de pós-graduação à distância, permitindo aumento de receita recorrente e do conceito de lifelong learning (educação continuada).

Já a Prepara Cursos inaugurou 10 escolas ao longo de 2024, ano em que completou duas décadas de atuação em território nacional. Com aulas que englobam diferentes áreas de atuação, a rede soma 230 operações. Para 2025, a meta é a abertura de mais 12 unidades, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A marca, que faz parte do Grupo MoveEdu, também oferece especializações em EAD e semipresencial, contribuindo para a capacitação jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e no crescimento de profissionais que atuam em diferentes áreas.

Destinada para crianças até 14 anos, a Ensina Mais Turma da Mônica visa o apoio escolar de estudantes de escolas regulares. Com a missão de fortalecer a construção da base educacional dos alunos de forma lúdica e inovadora, a marca expandiu a atuação em solo nacional, com a inauguração de 24 unidades. Com um plano de crescimento robusto, estão previstas mais 41 operações ao longo deste ano, visando as cidades do Norte e Nordeste. Atualmente, são mais de 100 escolas que oferecem uma metodologia que utiliza recursos tecnológicos, promovendo interação e dinamismo durante as aulas.

Já a Rockfeller Language, rede com sede em Balneário Camboriú e com mais de 100 unidades em todo o país, está em plena expansão e se posiciona na vanguarda da inovação no ensino de idiomas. Pioneira no uso de Inteligência Artificial (IA) em sua metodologia, a rede será a primeira do setor a adotar recursos de IA em sua metodologia de ensino a partir deste ano. Entre as inovações, destacam-se o Atlas, assistente de nivelamento, e o Assistente Pedagógico, que oferece suporte personalizado aos docentes. Outras ferramentas incluem o Gerador de Feedbacks, o Personal Teacher e o Practice Buddy, que tornam o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Com a previsão de abrir mais 50 unidades no Brasil e alcançar R$ 78 milhões em faturamento em 2025.

Fonte: Assessoria 

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.