A Revista da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) passou a atribuir o Digital Object Identifier (DOI) a todos os artigos publicados nos últimos cinco anos, das edições nº 5/2020 a nº 9/2024. O DOI é um identificador único e permanente para documentos digitais, garantindo maior facilidade na localização, citação e proteção dos direitos autorais dos textos.
Criado para padronizar e autenticar referências no meio acadêmico, o DOI funciona como um código exclusivo para cada publicação, vinculando o artigo a um endereço eletrônico permanente. Esse sistema evita links quebrados e assegura que os trabalhos científicos possam ser encontrados com facilidade em bases de dados e mecanismos de busca especializados.
A mudança assegura a autenticidade dos artigos, evitando alterações externas, além de melhorar a contabilização das visualizações da revista. Esse fator contribui para a avaliação do periódico no Qualis Capes, sistema que classifica a produção científica dos programas de pós-graduação no Brasil.
Para a juíza Juliana Batistela, coordenadora de Pesquisa e Produção Científica da Esmal, a adoção do DOI fortalece a ciência jurídica em Alagoas ao ampliar a visibilidade e o acesso aos textos publicados.
"Estamos muito felizes com essa conquista para a Esmal e para a nossa Coordenação de Pesquisa Científica. A aquisição do DOI fortalece a credibilidade dos pesquisadores, contribuindo para seu reconhecimento por órgãos como CNPq, Capes e Lattes, além de incentivar mais publicações na nossa revista", destacou.
A diretora da Biblioteca da Esmal, Mirian Alves, que também participou do processo de atribuição do DOI, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso com a profissionalização do periódico.
"Esse é mais um passo para que a revista siga os padrões internacionais de publicação, o que é essencial para atrair autores, leitores e continuar elevando a qualidade da nossa revista", afirmou.
O processo de atribuição do DOI às edições anteriores, de nº 1/2016 a nº 4/2019, já está em andamento. Além disso, os artigos apresentados no Encontro de Pesquisas Judiciárias (Enpejud) também receberão, futuramente, a identificação digital.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.