Assessores judiciais do 2º grau participam, nesta quinta-feira (20), da formação “Inteligência Artificial (IA) na Produção de Minutas”. O curso ocorre na Escola Superior da Magistratura (Esmal), que promove a capacitação, com transmissão ao vivo para ouvintes pelo Zoom.
O docente Felipe Soares Damous, especialista em IA no meio jurídico e juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), destacou que o conteúdo da atualização está em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A Resolução nº 615/2025 do CNJ, publicada recentemente, torna obrigatória a promoção de qualificações por parte das escolas judiciais quanto ao uso correto da IA generativa, levando em consideração seus riscos e as questões éticas que precisam ser compreendidas”, explicou.
Segundo Damous, é possível aliar a atividade jurisdicional ao uso da Inteligência Artificial, tornando-a uma ferramenta para desobstrução do Poder Judiciário.
“A IA oferece suporte para que haja tomada de decisões com mais qualidade e em menor tempo. Vivemos no Brasil um cenário em que as demandas aumentam a cada dia, então, com o apoio dessas automações, para além da IA, conseguimos prestar um serviço mais satisfatório”, concluiu.
Magistrado Felipe Damous é referencial nacional no uso da IA aplicada ao Direito. Foto: Filipe Norberto (Ascom/Esmal)
Cursos para todos os públicos
O juiz coordenador de cursos para servidores da Esmal, João Paulo Martins, participou da aula. O magistrado explicou que, no primeiro semestre de 2025, a Esmal oferecerá mais cursos sobre Inteligência Artificial para diferentes públicos-alvo.
“Teremos cursos no Laboratório, cursos teóricos e rodas de conversa sobre o tema, com participação de diferentes integrantes do Tribunal. O intuito é discutir continuamente essa ferramenta para que ela seja aplicada de maneira ética e eficaz”, ressaltou.
Érika Nobre, assessora do gabinete do desembargador João Luiz Lessa, exemplificou a praticidade do uso da Inteligência Artificial no cotidiano de suas atribuições.
"Nós estamos sendo apresentados a novos aplicativos que facilitam cada aspecto do desenvolvimento do nosso trabalho, como transcrição de textos e sugestões para análise de teses, otimizando nosso tempo para nos concentrarmos no essencial à análise dos processos", afirmou.
Nesta sexta-feira (21), o curso será realizado novamente, desta vez para os assessores do 1º grau. A formação também terá transmissão simultânea pelo Zoom.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.