OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de maio de 2025

Notícias

21/03/2025 às 15:11

Vigilância Sanitária de Maceió participa de encontro nacional sobre qualificação de gestão

Oficina ocorreu em Recife (PE). Cortesia Oficina ocorreu em Recife (PE). Cortesia

Ana Cecília da Silva

Profissionais da Vigilância Sanitária de Maceió participaram, na última quinta-feira (20), em Recife (PE), da Oficina de Lançamento do projeto IntegraVisa IV. A iniciativa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem foco na qualificação da gestão da Vigilância Sanitária do Brasil, implementando um Sistema de Gestão de Qualidade (SG1), contribuindo para a eficácia de processos organizacionais e gestão responsável de recursos públicos.

Nilson Malta, assessor técnico da Visa Maceió, destacou que a participação do órgão na oficina trará avanços para os serviços prestados à população. “Com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade buscaremos uma harmonização nos serviços e ações da Visa Maceió, proporcionando mais segurança sanitária para a população e aproximação com o setor regulado, que são aqueles que estão sujeitos à regulamentação, fiscalização e controle dos órgãos governamentais”, informou.

A fiscal sanitária da Visa Maceió, que também participou do encontro, completou: “O nosso foco, assim como as outras vigilâncias municipais, estaduais e a Anvisa, é manter o Brasil na lista de Agências Regulamentadoras Certificadas pela Organização Mundial de Saúde. O evento serviu como um espaço para a troca de experiências e alinhamento estratégico entre os participantes, fomentando a integração entre os diferentes níveis de gestão, reforçando seu compromisso com a saúde pública e a qualidade do serviço”, destacou Laís Pacheco.

O IntegraVisa surgiu da parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Anvisa, em 2015, com atuação em todo o território nacional. Inicialmente, desenvolveu ações de qualificação, harmonização e descentralização de ações prioritárias de fiscalização com 10 estados e 50 municípios brasileiros, consolidando-se como a principal estratégia de apoio à auto implantação do SGQ em serviços de vigilância sanitária.

A implantação do SGQ atende à diretriz da RDC/Anvisa nº 560/2021 que coloca o modelo de gestão da qualidade como requisito estruturante para a organização das ações de vigilância no sistema nacional. A adoção do modelo de gestão é estratégica para que o País seja reconhecido como Autoridade Sanitária de Referência Internacional pela Organização Mundial de Saúde.

Ascom SMS

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.