Em março, governos como o da Paraíba anunciaram o investimento de 500 milhões de euros em turismo para atrair visitantes europeus. No entanto, países da América Latina e do Norte ainda dominam o quociente de turistas que visitaram o Nordeste durante o verão.
É o que mostra um levantamento da Carpediem Homes, administradora de mais de 1,1 mil propriedades nas capitais e litorais da região. Segundo o estudo, os estrangeiros que mais se hospedaram nos apartamentos do Nordeste para curtir as belezas naturais e a folia do Carnaval neste verão vieram da Argentina, seguido pelos Estados Unidos, com Japão em terceiro lugar e só na sequência, países europeus como Irlanda e Alemanha em quarto e quinto e depois França e Itália.
Turismo interno
Mesmo com a crescente escolha dos “gringos” pelo Nordeste, cada vez mais turistas estão vindo de Estados vizinhos dentro da própria região. Os turistas que mais fizeram “check-in” nas capitais nordestinas vieram de Pernambuco, em primeiro lugar, seguido por São Paulo. Em terceiro, Rio Grande do Norte, Ceará em quarto e, em quinto, a Paraíba.
Segundo o CEO da empresa, Samuel Gondim, por estarem próximos de lugares com turismo forte e pela comodidade de poderem estender a viagem, os residentes do Nordeste estão optando por viajarem de carro para destinos de até 300 km. "Cada vez mais temos visto um comportamento onde o hóspede que faria o check-in no domingo agora prolonga sua estadia até segunda-feira, aproveitando mais um dia sem a necessidade de se preocupar com voos", explica Gondim.
O CEO também notou outra diferença no comportamento dos turistas. Para ele, cada vez mais viagens de longa duração estão sendo substituídas por múltiplas viagens menores ao longo do ano. "Estamos sentindo uma leve mudança no comportamento do turista durante a viagem. O gasto com experiências gastronômicas e atrações turísticas tem sido maior do que o consumo em compras, por exemplo", acrescenta Gondim.
E o crescimento regional do turismo já era esperado. Segundo o levantamento Tendências de Turismo Verão 2025, pedido pelo Ministério do Turismo, estados como Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, e Rio Grande do Norte têm investido fortemente em promoções de pacotes turísticos, melhoria de infraestrutura, e campanhas de marketing para destacar suas praias e atrações culturais.O investimento tem um papel estratégico para a recuperação econômica depois da pandemia da Covid-19.
O estudo ainda destacou que, entre os estados nordestinos mais procurados, a Bahia lidera com 19% das intenções de viagem, seguida pelo Ceará com 12%, e por Pernambuco e Alagoas, ambos com 6%. Das viagens domésticas planejadas para o verão, 53% teve como destino a região Nordeste.
Algumas semanas antes do carnaval, a Carpediem Homes registrou buscas elevadas por locais para se hospedarem nas principais capitais da festa: Recife e Salvador, com uma taxa de 85% de lotação, com diárias que ultrapassam R$ 1.000,00 em studios de 22m² para pacotes de cinco noites.
Sobre a Carpediem Homes
A Carpediem Homes é uma empresa especializada em gestão e locação de imóveis por temporada, administrando mais de 1.100 propriedades em destinos turísticos do Nordeste. Com foco em experiências diferenciadas e hospedagens de qualidade, a empresa vem revolucionando o mercado de acomodações temporárias na região.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.