Rafael Maynart
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) iniciou, nesta sexta-feira (18), o uso de drones de alta tecnologia como ferramenta de apoio às ações de policiamento ostensivo e monitoramento em tempo real. Os equipamentos, operados por equipes especializadas, já estão em atuação em Maceió e no Sertão, ampliando a capacidade de vigilância, resposta rápida e inteligência no combate à criminalidade.
Os drones fazem parte de um pacote de modernização da segurança pública alagoana que soma mais de R$ 647 milhões em investimentos realizados pelo Governo do Estado, que conta ainda com recursos do Governo Federal. Desse total, R$ 800 mil foram destinados especificamente à aquisição dos dois drones de última geração, que contam com câmeras de alta resolução e visão noturna e câmera termal, além de integração com o sistema estadual de videomonitoramento.
Os equipamentos permitem a localização de entorpecentes e armamentos, inclusive em áreas de difícil acesso, e realizam reconhecimento facial de pessoas com mandados de prisão em aberto ou desaparecidas, auxiliando diretamente a atuação de unidades como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Rotam, Raio, o Canil, a Polícia Civil e o programa Ronda no Bairro.
“Estamos integrando tecnologia ao policiamento ostensivo. Com os drones, conseguimos facilitar o reconhecimento e a qualificação de todos que frequentam as áreas monitoradas, especialmente a orla de Maceió e suas ruas adjacentes. Essa inovação fortalece o trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil e do nosso sistema de videomonitoramento, resultando em uma atuação mais eficaz e segura para a população”, explicou o secretário-executivo de Políticas de Segurança da SSP, Patrick Madeiro.
O sistema já está operando de forma contínua após um período de testes e ajustes técnicos para integração completa com a Central de Videomonitoramento da SSP. As imagens captadas pelos drones são recebidas em tempo real e passam por análise automatizada e humana para identificação de situações suspeitas e indivíduos procurados pela Justiça.
De acordo com Patrick, a ferramenta vai além do policiamento preventivo. “A tecnologia agora está a serviço da inteligência policial. Com o apoio do videomonitoramento, as imagens captadas alimentam nossos bancos de dados, facilitando ações rápidas, inclusive com uso de reconhecimento facial”, reforçou.
O chefe do Comando de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Jatobá, destacou que a iniciativa representa um avanço significativo na atuação das forças de segurança. “Estamos utilizando veículos aéreos não tripuláveis, os drones, para ampliar a capacidade de vigilância, tanto de dia quanto à noite. Isso permite localizar áreas de possível tráfico de drogas e esconderijos, além de reconhecer pessoas desaparecidas. É a união da tecnologia com o trabalho do nosso policial militar treinado e também com o apoio do canil, garantindo um patrulhamento mais completo e eficaz”, afirmou o comandante
A iniciativa tem gerado efeitos positivos também na percepção dos visitantes da capital alagoana. A turista Renata Stubs, que visitou Maceió pela primeira vez com a família, ficou impressionada com o nível de segurança.
“A cidade foi uma surpresa muito grande. A gente andou muito pela orla, inclusive à noite, com celular na mão, bolsa do lado, e em nenhum momento sentimos medo. Pudemos deixar nossos pertences na cadeira e entrar no mar tranquilamente. Foi uma experiência muito segura. Somos de Rondônia e ficamos encantados. A vontade é de voltar”, contou.
O uso dos drones será gradualmente expandido para outras regiões da capital e do estado, acompanhando ações estratégicas de patrulhamento e inteligência policial. A meta da SSP é tornar o uso de tecnologia cada vez mais presente na rotina operacional, garantindo mais eficiência, prevenção e sensação de segurança para todos que vivem ou visitam Alagoas.
Ascom SSP
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.