Com foco em inovação, governança e valorização da classe artística, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fechou o ano de 2024 com resultados expressivos: a arrecadação do ano superou R$ 1,8 bilhão e a distribuição de R$ 1,5 bilhão contemplou mais de 345 mil titulares, entre compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos – os valores de arrecadação e distribuição tiveram um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
O desempenho positivo reflete o esforço da gestão coletiva da música em firmar novos contratos, ampliar a base de usuários e recuperar inadimplências históricas. Pela primeira vez, os serviços digitais lideraram a arrecadação entre os segmentos, consolidando uma tendência acelerada pelo consumo de música em streaming.
A tecnologia seguiu como aliada fundamental do Ecad. Em 2024, foram identificadas 6,6 trilhões de execuções em plataformas digitais, impulsionando uma distribuição mais justa e eficiente. A entidade segue investindo em soluções de ponta para garantir que cada execução seja corretamente rastreada e remunerada.
Em paralelo ao avanço tecnológico, o Ecad se manteve atento aos impactos da Inteligência Artificial na criação artística, reforçando a importância da proteção aos direitos dos criadores diante das transformações do setor.
O ano também foi marcado pelo fortalecimento das práticas ESG e pelo reconhecimento do Ecad como uma das melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro, segundo o ranking Great Place to Work. No campo social, destacam-se as ações de apoio aos titulares do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes.
A diversidade da música brasileira também se expressa nos dados de 2024: o repertório nacional respondeu por 62% dos valores distribuídos. Além disso, o banco de dados de obras musicais cadastradas alcançou 24,8 milhões em 2024, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Já na arrecadação de direitos autorais, o segmento de Cinema registrou alta de 40% em comparação com 2023, enquanto o segmento de Shows e Eventos cresceu 20%.
Com práticas consolidadas de compliance, auditoria independente e canal de ética, o Ecad reafirma seu compromisso com a boa governança. Além disso, novos canais de comunicação e páginas informativas no site institucional reforçam a transparência da entidade com os titulares e a sociedade.
“Estamos transformando o Ecad em uma entidade cada vez mais digital, eficiente e orientada a dados, sem perder de vista nossa missão de garantir o pagamento justo aos criadores”, afirma Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad. “Se continuarmos trabalhando com paixão, criatividade e compromisso, seremos capazes de antecipar tendências e gerar resultados para um amanhã sustentável e com conquistas surpreendentes’’, finaliza.
Esses e outros dados você pode conferir o Relatório Anual do Ecad aqui
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.