O Carajás Home Center foi destaque na 21ª edição da Maratona Supply Chain ao apresentar o case de transformação logística, que tem colocado a empresa entre as referências do setor varejista de materiais de construção. Realizado nos dias 14 e 15 de abril, em São Paulo, o evento reuniu profissionais e líderes do setor para discutir as principais tendências e inovações da cadeia de suprimentos.
A apresentação foi conduzida por Thiago Batista, gerente de Supply Chain da Carajás Home Center, que apresentou as principais soluções adotadas para tornar a logística um diferencial competitivo e parte essencial da jornada de compra do cliente.
Segundo Batista, no varejo de construção, a logística ultrapassa a função operacional e se consolida como elemento estratégico para garantir eficiência, agilidade e fidelidade. “Foi com esse olhar que iniciamos nossa jornada de transformação logística, buscando mais controle da operação e um serviço ainda melhor para o cliente”, afirma.
Entre as iniciativas, está a renovação da frota própria de entregas, que possibilitou uma redução de 66% no tempo médio, de 72 para 24 horas. A operação garante maior previsibilidade e controle sobre rotas, horários e demandas, permitindo ajustes em tempo real para atender urgências. “Com esse investimento e um planejamento de longo prazo, a frota própria eleva o nível de eficiência de nossa malha logística, considerando a expansão para novas filiais e possíveis mudanças na cadeia de suprimentos”, explica o executivo.
Além da agilidade, a frota própria também impulsionou a produtividade: o número de pedidos entregues por dia aumentou em 41%, considerando a redução de custos unitários e mais flexibilidade no atendimento. Outro diferencial foi o treinamento específico dos motoristas, realizado com o apoio da área de Gente e Gestão, para garantir um elevado padrão de atendimento ao cliente.
Nos centros de distribuição, a modernização da frota de empilhadeiras e transpaleteiras foi outro passo importante na transformação. Com a aquisição de mais de 60 novos equipamentos, que contam com sistemas inteligentes que contribuem diretamente para a produtividade e o controle operacional. O conforto dos colaboradores foi outro ponto de destaque. As novas empilhadeiras oferecem mais ergonomia, o que diminui o desgaste físico dos operadores e proporciona um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente. Com essa transformação, a empresa aumentou em 25% o tempo de uso dos ativos e impediu em 30% o tempo gasto com manutenção corretiva, otimizando o fluxo de trabalho e os custos operacionais.
A experiência do cliente também foi impactada com a implementação de armários na loja de Tabuleiro, em Maceió — uma solução pensada para agilizar a retirada de produtos e oferecer mais autonomia ao consumidor. O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa New Post, permitiu reduzir o tempo médio de espera de 45 para 15 minutos e aumentou em 80% a conversão de vendas para faturadas. O locker, com 100 compartimentos, pode ser utilizado por clientes que compram online ou presencialmente e optam por retirar os produtos em outro momento, garantindo conveniência e praticidade.
Essas ações foram refletidas diretamente no nível de satisfação do cliente. O índice de NPS (Net Promoter Score) de Carajás teve um crescimento de 80%, diminuindo uma percepção mais positiva em relação à qualidade do serviço e à experiência de compra.
"A nossa logística é pensada para o cliente. Cada melhoria renovada tem como foco garantir mais rapidez, autonomia e, principalmente, satisfação. A inovação está no coração de tudo o que fazemos e é isso que diferencia a Carajás no mercado", conclui Batista. Segundo ele, a empresa seguirá investindo em tecnologia e soluções logísticas para aprimorar processos e fortalecer ainda mais a experiência do consumidor.
Sobre o Carajás Home Center
Fundada em 2000, como uma pequena loja de material de construção em Maceió, a Carajás Home Center é líder no segmento no estado de Alagoas, reconhecida como um dos maiores e mais importantes centros de compras do Nordeste e referência no varejo brasileiro, ocupando a 6ª posição no ranking nacional das lojas de material de construção da Revista Anamaco. Com 14 unidades, sendo 12 lojas e dois centros de distribuição, a Carajás está presente também nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Para mais informações, acesse:
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Fonte: Assessoria
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