Levantamento do Banco do Nordeste (BNB) aponta crescimento no crédito destinado ao setor de saúde no semiárido alagoano. Em 2023, os financiamentos voltados à construção de hospitais, aquisição de equipamentos de diagnóstico por imagem, modernização e ampliação de serviços de saúde somaram R$ 4,3 milhões naquela região. Já em 2024, houve um salto para R$ 36,7 milhões nos recursos contratados para o segmento.
“São valores expressivos, em especial, para a região do semiárido do estado. Temos diversas linhas de crédito destinadas ao setor que garantem a ampliação do acesso à saúde, impactando diretamente na qualidade de vida da população. É importante a interiorização desses serviços e o Banco do Nordeste tem apoiado os empresários do segmento com o crédito que viabiliza desde a aquisição do terreno para implantação da unidade de saúde, até a aquisição de equipamentos de ponta que permitem diagnósticos mais precisos, entre outras finalidades”, ressalta o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, Sidinei Reis.
Do total financiado ano passado, os municípios do semiárido que mais demandaram pelo crédito para o setor de saúde foram, respectivamente, Arapiraca, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Os recursos contemplaram atividades de atendimento de pronto-socorro e unidades hospitalares, de fisioterapia, odontologia, enfermagem, diagnóstico por imagem, tomografia, diálise e nefrologia, laboratórios de análises clínicas, entre outros.
FNE Saúde
Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o BNB disponibiliza ao setor a linha FNE Saúde, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do complexo econômico industrial da saúde. Os prazos de pagamento vão até 20 anos com até cinco anos de carência.
Sidinei destaca ainda que, com o FNE Saúde, é possível financiar investimentos em novas tecnologias para o setor, como as relacionadas a dispositivos e sistemas para salas cirúrgicas inteligentes e para Telemedicina.
Além disso, o crédito também pode ser utilizado na aquisição de helicópteros e aviões, inclusive de forma isolada, para transporte de passageiros enfermos, bem como na aquisição da própria unidade hospitalar já construída ou em construção, desde que atenda a condições específicas do processo de financiamento.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.