OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de maio de 2025

Notícias

29/04/2025 às 18:36

Setor de saúde avança no semiárido alagoano com apoio do Banco do Nordeste

Ascom Banco do Nordeste (BNB) Ascom Banco do Nordeste (BNB)

Levantamento do Banco do Nordeste (BNB) aponta crescimento no crédito destinado ao setor de saúde no semiárido alagoano. Em 2023, os financiamentos voltados à construção de hospitais, aquisição de equipamentos de diagnóstico por imagem, modernização e ampliação de serviços de saúde somaram R$ 4,3 milhões naquela região. Já em 2024, houve um salto para R$ 36,7 milhões nos recursos contratados para o segmento.

“São valores expressivos, em especial, para a região do semiárido do estado. Temos diversas linhas de crédito destinadas ao setor que garantem a ampliação do acesso à saúde, impactando diretamente na qualidade de vida da população. É importante a interiorização desses serviços e o Banco do Nordeste tem apoiado os empresários do segmento com o crédito que viabiliza desde a aquisição do terreno para implantação da unidade de saúde, até a aquisição de equipamentos de ponta que permitem diagnósticos mais precisos, entre outras finalidades”, ressalta o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, Sidinei Reis.

Do total financiado ano passado, os municípios do semiárido que mais demandaram pelo crédito para o setor de saúde foram, respectivamente, Arapiraca, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Os recursos contemplaram atividades de atendimento de pronto-socorro e unidades hospitalares, de fisioterapia, odontologia, enfermagem, diagnóstico por imagem, tomografia, diálise e nefrologia, laboratórios de análises clínicas, entre outros.

FNE Saúde

Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o BNB disponibiliza ao setor a linha FNE Saúde, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do complexo econômico industrial da saúde. Os prazos de pagamento vão até 20 anos com até cinco anos de carência.

Sidinei destaca ainda que, com o FNE Saúde, é possível financiar investimentos em novas tecnologias para o setor, como as relacionadas a dispositivos e sistemas para salas cirúrgicas inteligentes e para Telemedicina.

Além disso, o crédito também pode ser utilizado na aquisição de helicópteros e aviões, inclusive de forma isolada, para transporte de passageiros enfermos, bem como na aquisição da própria unidade hospitalar já construída ou em construção, desde que atenda a condições específicas do processo de financiamento.

Fonte: Assessoria 

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.