O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo tem sua data anual a cada 02 de Abril, mas para famílias de pessoas diagnosticadas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) todo dia é para se pensar e agir sobre como lidar com o autismo.
Em Penedo, esse grupo incluído em políticas públicas desenvolvidas por meio das secretarias municipais de assistência social, saúde e educação recebeu mais orientações e serviços nesta terça-feira, 29.
No formato roda de conversa, a iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) reuniu famílias com representantes de diversos setores no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem).
Além da troca de experiências, a ação também possibilitou a solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), inclusive com coleta de sangue para identificação do tipo sanguíneo para constar no documento que identifica e garante a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.
O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento, cujo diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.
Fernando Vinícius | Secom Penedo
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.