Yasmin Henrique
O tempo está se esgotando para os alagoanos interessados em retomar os estudos e obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025.
As inscrições, abertas no último dia 21 de abril, seguem até esta sexta-feira (2) e devem ser realizadas exclusivamente pelo site enccejanacional.inep.gov.br/encceja. A prova será aplicada em todo o país no dia 3 de agosto.
Além da inscrição, os candidatos podem solicitar atendimento especializado até 2 de maio, enquanto pedidos para uso de nome social seguem até o dia 5. Pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos e outras condições específicas poderão contar com suporte no dia da aplicação.
Este ano, o Inep incluiu ainda a possibilidade de identificação de candidatos com diabetes, mediante apresentação de laudo médico.
Aqueles que se inscreveram no Encceja 2024, mas não compareceram às provas e não justificaram a ausência até o prazo de 28 de março, deverão pagar uma taxa de R$ 40 para poder participar da edição atual. O boleto de ressarcimento deve ser gerado apenas no Sistema Encceja; qualquer outro meio é considerado fraudulento.
ENCCEJA em Alagoas
Destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, o Encceja é uma iniciativa gratuita e voluntária do Governo Federal. Para participar, é preciso ter ao menos 15 anos completos (para o ensino fundamental) ou 18 anos (para o ensino médio).
A certificação só será concedida aos candidatos que alcançarem, no mínimo, 100 pontos nas quatro áreas de conhecimento e nota igual ou superior a cinco na redação.
Em Alagoas, a edição de 2024 contou com 10.456 participantes, superando os 9.613 inscritos no ano anterior. Maceió e Arapiraca lideraram em número de candidatos, com 5.483 e 2.832 inscritos, respectivamente.
Ao todo, 35 escolas estaduais e municipais funcionaram como locais de prova no estado, distribuídas em oito municípios: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
SERVIÇO
· Inscrições: até 2 de maio
· Site: enccejanacional.inep.gov.br/encceja
· Data da prova: 3 de agosto
· Gratuito e voluntário
· Certificação: ensino fundamental (a partir de 15 anos) ou ensino médio(a partir de 18 anos)
Ascom Seduc
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.