O Pix segue em forte expansão, impulsionado pela rapidez e praticidade do sistema. De acordo com dados do Data Gaudium, núcleo multidisciplinar da Gaudium especializado em análises sobre o mercado de mobilidade, o uso do método de pagamento nas plataformas de corridas desenvolvidas com a Machine — solução inovadora da empresa para criação de aplicativos no setor — registrou uma movimentação de R$ 94,4 milhões entre os estados do Brasil no primeiro trimestre de 2025.
Ainda segundo o estudo, Rio Grande do Sul apresentou uma movimentação de R$11.590.485,95; Rondônia R$10.991.260,88; e São Paulo totalizou R$10.420.306,47. Esse cenário reflete uma maior adoção e integração tecnológica nas regiões centrais e mais urbanizadas do país, enquanto as demais áreas apresentam um crescimento mais gradual no uso dessa modalidade de pagamento.
“A principal vantagem do pix é a praticidade e a rapidez das transações, que acontecem em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Esse recurso se mostra especialmente conveniente em uma sociedade onde a demanda por serviços rápidos, como o deslocamento de pessoas, está em alta”, comenta Vinícius Valle, coordenador de marketing da Gaudium.
O Pix se tornou uma opção popular de pagamento no Brasil devido a várias vantagens, superando alternativas como cartões de crédito, que envolvem taxas. Além disso, plataformas de corridas impulsionam o uso, oferecendo promoções, descontos e cashback. Esse incentivo tem sido eficaz, com o Pix se tornando amplamente utilizado para transferências, pagamento de contas e, mais recentemente, para compras em aplicativos.
Com esses fatores em jogo, o Pix tende a continuar crescendo no setor de corridas, à medida que mais consumidores adotam a praticidade e os benefícios das transações. “Esses números reforçam a tendência de digitalização dos meios de pagamento no Brasil e consolida o Pix como um dos pilares da transformação financeira do país”, finaliza Valle.
Sobre a Gaudium
Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Em 2024, foi destacada na lista do Estadão como uma das 100 empresas mais influentes em mobilidade no Brasil. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, o principal portal de notícias sobre aplicativos de transporte e aplicativos de entregas do Brasil.
Fonte: Assessoria
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