Thallysson Alves
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 331 atendimentos durante o Feriadão do Dia do Trabalhador, que ocorreu entre os dias 1º e 4 de maio. Foram atendidos 177 pacientes que apresentaram casos clínicos, 129 que se feriram em acidentes, além de 22 vítimas de agressões, duas pessoas que atentaram contra a própria vida e uma ferida por queimadura.
Em simultâneo, o HGE concedeu alta médica a 158 pacientes, que foram autorizados a retornar para os seus lares, por estarem recuperados ou habilitados a continuarem a recuperação no ambiente domiciliar. No mesmo período, ou seja, entre 1º e 4 de maio, a unidade hospitalar admitiu 107 novos pacientes, que ocuparam os leitos disponíveis para internamento.
Conforme o balanço, das 129 vítimas de acidentes assistidas pelo HGE no Feriadão do Dia do Trabalho, 68 tiveram procedência do trânsito, sendo 36 por acidentes de moto, 21 por colisões, oito por acidentes de bicicleta e três por atropelamentos. As outras 53 pessoas sofreram acidentes casuais e oito se feriram no ambiente de trabalho.
Já das 22 vítimas de agressões assistidas pelo HGE entre os dias 1º a 4 de maio, 10 foram por embates corporais, oito por arma de fogo e quatro por arma branca. Também foram realizadas, neste período, 36 cirurgias de emergência e 29 transferências para outras unidades de saúde.
O diretor-geral do HGE, Fernando Forte Melro, destaca que todos os serviços da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas permaneceram disponíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dia e noite. Ressalta que a movimentação poderia ser menor com a prática de hábitos preventivos por parte da população, mas celebra as quase 200 pessoas que receberam alta médica.
“A nossa missão é salvar vidas no instante que o nosso paciente necessita. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde [Sesau] tem nos dado o suporte que precisamos para assistir todos os casos de média e alta complexidade que chegam em nossas portas de entrada. Vale lembrar que permanecemos de portas abertas para o trauma e a Pediatria, além de sermos referência para as urgências de infarto e AVC [Acidente Vascular Cerebral]”, acrescenta o gestor do HGE.
Outros casos, em especial os que não oferecem aparente risco de óbito, devem receber o primeiro atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além dos hospitais regionais e municipais. Nesses locais, as equipes multidisciplinares estão qualificadas para identificar os quadros que podem ser resolvidos e aqueles que precisam de tratamento nos hospitais da Rede Estadual de Saúde Pública, mantida pelo Governo de Alagoas, por meio da Sesau.
Ascom HGE
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.