OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de maio de 2025

Notícias

05/05/2025 às 13:51

Ministério Público de Alagoas participará do 2º Mutirão Pop Rua Jud 2025

Parar e ouvir, acolher, defender direitos, promover dignidade a pessoas em situação de rua e que necessitam de ações eficazes e transformadoras. Com esse papel, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) marcará presença no 2º Mutirão Pop Rua Jud 2025. O evento ocorre nesta terça-feira (6), na Praça Deodoro, centro de Maceió, das 8h às 16h, e será coordenado pelo juiz federal Antõnio Araújo.

Com várias ações voltadas para esse público, combatendo preconceitos e discriminação, o MPAL estará na Praça Deodoro com uma equipe de 18 pessoas, entre membros, servidores e colaboradores. A instituição atuará com a escuta acolhedora, sob incumbência da promotora de Justiça Alexandra Beurlen, titular da 61ª Promotoria de Justiça da Capital (de Direitos Humanos), além de Atendimento e consulta de pessoas Desaparecidas, por meio do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLIDAL), a cargo da promotora de Justiça e coordenadora do NDDAVC/CAOP , Marluce Falcão de Oliveira.

No tocante a abordagem especializada e escuta acolhedora de pessoas em situação de rua e em estado de vulnerabilidade socioeconômica, o objetivo será de informar, orientar, encaminhar e acompanhar possíveis violações de direitos humanos.

Já em relação às pessoas desaparecidas, no local será feita consulta à plataforma SINALID/CNMP/PLIDAL sobre pessoas ou familiares desaparecidos. Bem como consulta de situação processual para vítimas de crimes, catástrofes e graves violações de Direitos Humanos, com atendimento pelo GAVCRIME.

Dando suporte a tais iniciativas, o MPAL contará com o voluntariado da promotora de Justiça Gilcele Dâmaso de Almeida Lima, da 14ª Promotoria de Justiça, com o diretor do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça (CAOP), promotor de Justiça José Antônio Malta Marques e também a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Combate a criminalidade/CAOP, Mirya Tavares.

Para um atendimento salutar, quem for à praça encontrará uma estrutura adequada com tendas, banheiros químicos , tendas, cadeiras, água mineral entre outros. Além de apresentações culturais intercaladas até o encerramento. O Ministério Público estará a postos para recepcionar todo cidadão que carecer dos três serviços específicos acima mencionados.

Ascom MPAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.