Com o intuito de discutir políticas de prevenção, adaptação e resposta a desastres ambientais e crises sanitárias o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta segunda-feira (05) da Comissão Especial de Emergência Sanitária e Ambiental do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) em Montevidéu, no Uruguai.
Representado pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) do MIDR, Armin Braun, a exposição foi centrada nas capacidades de resposta e prevenção diante de desastres naturais, com o objetivo de fomentar a troca técnica e avançar rumo a uma estratégia regional coordenada em gestão de riscos. “Trata-se de um importante trabalho que o Parlamento realiza no âmbito regional de buscar iniciativas que possam integrar as ações dos diferentes países em prol da proteção da população”, destacou Braun.
“Nós já trabalhamos dentro do Mercosul, e agora a integração dessas ações, da reunião de ministros e de altas autoridades, traz importantes resultados para a nossa população, buscando a integração dessas políticas a nível também regional e a integração aos mecanismos globais de redução de riscos de desastre e de enfrentamento das causas da mudança climática e dos seus efeitos”, acrescentou.
A Comissão Especial de Emergência Sanitária e Ambiental do PARLASUL é presidida pelo parlamentar Héctor Schuch (Brasil), e o encontro foi teve o objetivo de promover a cooperação entre os Estados Partes, coordenar ações de assistência humanitária e compartilhar informações atualizadas e confiáveis. Nesse contexto, foram compartilhadas as conclusões e medidas debatidas nas reuniões de Ministros e Altas Autoridades de Gestão Integral de Riscos de Desastres (RMAGIR) do Mercosul.
Se tratando do MIDR, foram apresentados os trabalhos realizados com o “Defesa Civil Alerta”, bem como a atuação da Defesa Civil em desastres como o da região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, e o do Rio Grande do Sul, no ano passado.
Defesa Civil Alerta
O objetivo do “Defesa Civil Alerta”, que utiliza a tecnologia de transmissão via telefonia celular, é complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesas Civis de estados e municípios.
Ascom MIDR
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.