OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 09 de maio de 2025

Notícias

07/05/2025 às 10:45

Jornada pelos direitos de crianças e adolescentes tem início em Alagoas com lançamento da nova edição do Selo Unicef

Evento será na sede da AMA Evento será na sede da AMA

Alagoas dá início a uma nova jornada pela garantia de direitos de crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira (12), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a AMA e o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria da Primeira Infância (Cria), lança o Selo UNICEF – Edição 2025-2028 em Alagoas. O evento tem o objetivo de convocar as gestões municipais a renovarem seu compromisso com a infância e a adolescência e fazer a adesão à iniciativa, que é uma das principais estratégias do Brasil para garantir os direitos de meninas e meninos. Nesta edição, 85 municípios alagoanos estão convidados a participar.

A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa (www.selounicef.org.br) até 9 de junho. Como benefícios para os municípios que participam do Selo UNICEF, as equipes da gestão municipal contam, por quatro anos, com suporte técnico para fortalecer suas políticas públicas por meio de formações, acompanhamento metodológico e monitoramento de indicadores nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social.

“Participar do Selo UNICEF é assumir um compromisso real com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Em Alagoas, esperamos alcançar 100% de adesão das prefeituras e, mais do que isso, apoiar os municípios para que as políticas públicas cheguem de forma integral a cada criança, em especial às negras, indígenas e quilombolas”, afirma Immaculada Prieto, chefe do escritório do UNICEF para Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Em Alagoas, a equipe da Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (ASSERTE), que também atua em outros estados, é quem implementa o Selo UNICEF e fornece o suporte técnico direto aos municípios. A implementação do Selo UNICEF conta com a parceria estratégica da Equatorial Energia, da Vale/Fundação Vale e do Grupo Profarma, a parceria da RD Saúde e o apoio da Energisa.

Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, essa é uma nova oportunidade dos municípios que não conquistaram o selo na edição anterior, conseguirem agora. “Esse é o momento dos municípios alagoanos se superarem mais uma vez e mostrarem que estão totalmente alinhados com políticas públicas de priorização de crianças e adolescentes. Na última edição, alcançamos o marco de 58 municípios certificados e nessa com certeza ultrapassaremos esse número. Esperamos 100% de aderência e podem contar com o Cria para o que for necessário”, disse.

A edição anterior (2021–2024) demonstrou resultados concretos: dos 81 municípios inscritos em Alagoas, 58 conquistaram a certificação. Entre os avanços, destaque para o aumento de 38% na cobertura vacinal, a redução de 71% no abandono escolar e o fortalecimento do registro de casos de violência contra crianças e adolescentes, com aumento de 154 vezes nas notificações via SIPIA – um indicativo de redes mais estruturadas de proteção.

Confira os municípios certificados na última edição:

https://www.selounicef.org.br/municipios-certificados

Como aderir ao Selo UNICEF?

A adesão ao programa é gratuita e voluntária, e pode ser feita, até o dia 9 de junho, no site do Selo UNICEF, onde você também encontra a abrangência dos municípios convidados: https://www.selounicef.org.br

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), junto a diversos parceiros da sociedade civil e governos, para apoiar os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira a garantir os direitos de crianças e adolescentes. Essas regiões ainda concentram um número significativo de crianças e adolescentes que não têm seus direitos garantidos; ou que possuem acesso a serviços básicos sem a qualidade necessária para o seu pleno desenvolvimento. 

Esta realidade vem mudando. Com mais de 25 anos de história, o Selo UNICEF tem se mostrado uma estratégia de sucesso para incentivar municípios na promoção dos direitos da infância, assim como uma forma de reconhecer aqueles que conseguiram construir uma cidade melhor para cada menina e cada menino. Nesta edição, 2.446 cidades do Semiárido e da Amazônia estão convidadas para a iniciativa.

Serviço:

Lançamento do Selo UNICEF – edição 2025–2028 em Alagoas

Segunda-feira, 12 de maio

9h30

Sede da AMA – Associação dos Municípios Alagoanos

Sobre o UNICEFO UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil.

O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Fonte: Trama Comunicação


Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.