OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 09 de maio de 2025

Notícias

07/05/2025 às 11:05

Dependentes químicos que passaram pela Rede Acolhe são preparados para o mercado de trabalho

Nas próximas semanas, serão abertas mais duas turmas Nas próximas semanas, serão abertas mais duas turmas

Everton Dimoni

Dependentes químicos que passaram por tratamento na Rede Acolhe concluíram, nessa segunda-feira (5), o curso de massas folhadas e croissants. A qualificação profissional é oferecida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e faz parte da etapa de reinserção social e produtiva desse público, cujo objetivo é capacitá-los para o mercado de trabalho e, com isso, oportunizar mudança de vida.

Guiados pela professora Cris Lucena, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas para produzir alimentos nutritivos e com grande demanda no ramo gastronômico. “Tenho certeza que essa é uma oportunidade com potencial para transformar a vidas dos nossos alunos. Acreditamos muito no poder transformador da educação e estamos confiantes que este é o primeiro passo para uma nova vida”, afirmou a professora.




O ex-acolhido André Moreira é microempreendedor e já atua no ramo de gastronomia. Para ele, receber um diploma de referência nacional representa mais do que uma certificação, é um sonho realizado. “Esse curso é a realização de um sonho em minha vida. Receber esse diploma significa o nascimento de novas oportunidades, de esperança e novas perspectivas para o futuro. Agradeço muito ao Governo do Estado pela oportunidade”, comentou André.




Os cursos são oferecidos por meio de contrato com o Senai Alagoas, instituição de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Já as modalidades são escolhidas de forma estratégica, para que o ex-acolhido possa ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI). Nas próximas semanas, serão abertas mais duas turmas, nos cursos de chocolateria e eletricista de automóveis.

Gilvania Gomes, coordenadora dos cursos oferecidos pelo Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva da Rede Acolhe, explica que a capacitação profissional é essencial para que o dependente químico em recuperação tenha um retorno mais digno à sociedade.

“O Governo do Estado entende que capacitar esse público é o primeiro passo para que eles possam dar início a uma vida produtiva, prevenindo recaída no uso de drogas. Por meio da qualificação profissional, asseguramos que eles sejam reinseridos no mercado de trabalho e possam escrever uma nova história de vida”, afirmou a coordenadora.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.