A Uninassau Maceió realizou, no sábado (2), uma ação de apoio aos atletas da Kingdom Cross com a oferta de atendimentos fisioterapêuticos gratuitos. Voltada para a recuperação pós-treino, a iniciativa teve o objetivo de contribuir para o alívio de tensões musculares e prevenção de lesões, além de incentivar hábitos de autocuidado entre os praticantes de crossfit. A atividade contou com a participação dos estudantes de Fisioterapia da Instituição de Ensino Superior (IES), que vivenciaram na prática a rotina profissional da área.
Fátima Machado, coordenadora do curso de Fisioterapia da IES, explicou que a participação dos discentes é essencial para o desenvolvimento da expertise profissional. “Buscamos unir teoria e prática, proporcionando vivências reais para fortalecer o aprendizado. Essas experiências ampliam a visão profissional e contribuem para a formação de fisioterapeutas mais preparados. Valorizamos a construção do conhecimento dentro e fora da sala de aula, sempre com foco no mercado de trabalho”.
De acordo com Felype Mendes, preceptor da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNINASSAU Maceió, a liberação miofascial logo após o exercício físico ajuda na recuperação das dores musculares que surgem depois do treino. “Também melhora a circulação e contribui para prevenir lesões. No crossfit, é fundamental os atletas trabalharem a mobilidade do quadril e do tornozelo, além de manterem um bom fortalecimento geral, pois a modalidade exige muito do corpo”.
Segundo Mezaque Bezerra, treinador da Kingdom Cross, os praticantes de crossfit devem fazer a liberação miofascial com frequência, independentemente da carga levantada habitualmente. “Ainda existe um estigma em torno da modalidade, transmitindo a ideia de lesões inevitáveis. Quando praticado com responsabilidade, orientação profissional e atenção aos limites do corpo, além de evitar problemas, o esporte proporciona muitos benefícios, como a perda de gordura e a definição muscular”, destacou.
Luciene Paes treina crossfit há um ano e considera o emagrecimento sua maior conquista, conseguindo perder 10 quilos em apenas quatro meses. “As medidas mudaram e, junto com elas, vieram a melhora na autoestima, mais disposição e ânimo. Durante as sessões de fisioterapia, recebi liberação miofascial na região da panturrilha, já que tenho lipedema. A combinação entre os exercícios físicos e o tratamento fisioterapêutico tem me ajudado bastante a lidar com esse problema”, disse.
Para Irisvânia Irís, estudante do 9º período do curso de Fisioterapia da IES, participar da ação foi uma experiência valiosa para seu crescimento profissional. “Nessas vivências, colocamos em prática conhecimentos como identificação de pontos gatilhos, uso da ventosa e aprofundamento em anatomia. Aprendemos também a localizar as tensões musculares do atleta e entender qual área precisa de mais atenção, favorecendo, assim, uma mobilidade mais eficiente”.
Ascom Uninassau Maceió
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.