OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 10 de maio de 2025

Notícias

08/05/2025 às 14:28

Roda de conversa no TJAL discute saúde mental no ambiente de trabalho

Bate-papo sobre combate ao assédio aconteceu no TJAL, nesta quinta (8). - Caio Loureiro Bate-papo sobre combate ao assédio aconteceu no TJAL, nesta quinta (8). - Caio Loureiro

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta quinta (8), uma roda de conversa para servidores e magistrados sobre saúde mental. A iniciativa fez parte da programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.

A ação é promovida pelo TJAL, juntamente com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com a servidora Andréa Santa Rosa, mediadora da roda de conversa, o objetivo foi debater sobre os impactos do assédio e da discriminação na saúde dos servidores.

“A ideia é que seja algo mais informal para que as pessoas possam tirar dúvidas e ficar mais à vontade para estabelecer esse diálogo. A gente pretende, com essa união, intensificar as ações para enfrentar e prevenir o assedio e a discriminação”, pontuou.

Durante o bate-papo, o diretor-adjunto do Setor Médico do TJAL, Georges Basile, falou que o diálogo entre instituição e funcionários é ideal para promover um ambiente saudável, destacando que ainda são poucas as pessoas que denunciam casos de assédio.

“É difícil ter desfechos sem ter relatos”, ressaltou o médico, esclarecendo a necessidade de promover debates voltados à temática para que os colaboradores se sintam à vontade para se expressar.

A psicóloga do TRT, Camila Moter, afirmou que muitos problemas de saúde podem decorrer de situações de assédio, como transtornos ansiosos, fobia social, transtorno do pânico e depressão, além de sintomas físicos, como os gastrointestinais.

“Eu costumo dizer que o silêncio é o alimento do assédio. Então, quando a gente fala, pode romper esse ciclo e criar espaços para ter uma cultura de escuta, onde as pessoas possam sentir confiança para falar”, destacou a psicóloga.

A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação acontece até amanhã (9) com um curso de comunicação não violenta no TRE.

Carol Neves - Dicom TJAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.