O Laboratório de Gestão Eletrônica de Documentos (Laged) do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completou, na última segunda-feira (5), um ano de atuação. O evento comemorativo marcou, ainda, a entrega do Acervo Digital Manoel Mota, que conta a história da Universidade Federal de Alagoas por meio de fotografias.
Estiveram presentes o reitor Josealdo Tonholo, o professor Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a professora Rosaline Mota, coordenadora do Laged e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Ufal, e Simoneide Araújo, coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal, além de docentes e discentes do curso de Biblioteconomia.
Na ocasião, Rosaline Mota, que comanda o Laged, relembrou o processo de idealização do laboratório e todas as iniciativas que puderam ser realizadas ao longo dos últimos 12 meses de atividades. “Nesse primeiro ano do Laged ativo, já conseguimos trabalhar na construção de um acervo da Sociologia, no qual foram digitalizadas 17.182 páginas. Um trabalho muito bonito do resgate da história do ensino da Sociologia no Brasil”, explicou.
O Laged também trabalhou em outros projetos, como a recuperação do acervo da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) e na digitalização de documentos para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Ufal e para a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc).
“Em 2015, logo que eu cheguei na Fapeal, eu tive uma das minhas primeiras reuniões com a professora Rosaline. Ela já tinha um projeto de digitalização dos documentos da Fapeal e eu confesso que não me dei conta da importância daquela iniciativa”, afirmou Fábio Guedes.
“Alguns anos depois, o Laged prestou um serviço muito importante, auxiliando na digitalização de processos da Seduc para que pudéssemos dar andamento ao pagamento de direitos trabalhistas. Ou seja, aquele projeto que eu não dei tanto crédito no início ajudou uma merendeira a receber 38 mil reais de uma ação, uma professora aposentada. Gente que eu não conheço e que até hoje me para e agradece. Tudo graças ao empenho da equipe do Laged”, complementou.
“O Laged representa a universidade que queremos ser. A universidade que devolve os investimentos à sociedade, uma universidade moderna, competitiva. Que mostra o seu valor para quem está lá fora. E o time da Biblioteconomia como um todo é o tipo de gente com quem eu gosto de trabalhar: pessoas que querem fazer a diferença, fazer a transformação”, elogiou o reitor Josealdo Tonholo.
Acervo Fotográfico Manoel Mota
Em uma iniciativa inédita na Universidade, o Laged digitalizou todas as 16.992 fotos impressas do acervo fotográfico da Assessoria de Comunicação da Ufal.
O material recebeu todo o tratamento necessário para a criação de um banco de imagens digital: as fotografias foram classificadas, catalogadas, indexadas e, posteriormente, recondicionadas em caixas próprias para o arquivamento.
“Preciso registrar aqui o agradecimento à minha equipe maravilhosa de bolsistas, colaboradores e de voluntários, que tanto fizeram para que o acervo da Ascom retorne tratado, bonito e completamente digitalizado. Foram quase 17 mil imagens, que contam e remontam a memória e a história da nossa Ufal”, afirmou Rosaline Mota.
Agora, as imagens que recontam a história da Ufal fazem parte do Acervo Fotográfico Digital Manoel Mota. O nome é uma homenagem ao servidor técnico em Cinematografia Manoel Mota, que, em seus 33 anos de atividade, se dedicou a fazer registros fotográficos analógicos de momentos históricos da Ufal. Mota faleceu em abril, aos 78 anos.
A Assessoria de Comunicação já está em tratativas com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para disponibilizar o acesso das fotografias a toda sociedade.
“Esse acervo é também uma homenagem ao nosso querido amigo Manoel Mota, que registrou tantos momentos e que, por muitos anos, foi o único fotógrafo da Universidade. Ele sempre se dedicou a esse acervo, à maneira simples dele, com o maior cuidado do mundo. De certa forma, é como se a gente pudesse dizer que ele pode descansar que o acervo da Universidade estará preservado. Tanto físico, quanto o digital”, finalizou Simoneide Araújo.
Ascom Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.