A Equatorial Alagoas foi a primeira empresa do Grupo Equatorial a ser contemplada com um financiamento verde da International Finance Corporation (IFC), pertencente ao Banco Mundial. O contrato, assinado no último dia 28 de março, prevê um investimento de até US$ 100 milhões voltado para a modernização da infraestrutura elétrica em Alagoas. O esporte visa fortalecer ainda mais e expandir a rede de distribuição de energia em todo o estado, promovendo melhorias do litoral ao sertão trazendo mais qualidade, segurança e eficiência para a população alagoana.
Entre os principais ganhos, destacam-se a melhoria na qualidade da energia fornecida e a expansão do sistema elétrico. Esses avanços irão fortalecer o desenvolvimento econômico local e refletir diretamente na vida da população, especialmente das famílias que vivem em situações de vulnerabilidade social, considerando que pelo menos 50% dos clientes beneficiados pelas melhorias previstas na parceria junto à IFC, são externos para localidades que residem pessoas de baixa renda.
Principais obras
Responsável por distribuir energia elétrica para 1,4 milhão de clientes em 102 municípios alagoanos , a Equatorial Alagoas terá diversas iniciativas potencializadas com o novo financiamento. Entre elas, está a ampliação das subestações Campestre, Peri Peri, localizada no município de Teotônio Vilela; Stella Maris, Centro, Cidade Universitária, em Maceió; e Barra de São Miguel , aumentando significativamente a capacidade de fornecimento de energia também para regiões circunvizinhas.
Além disso, o recurso será fundamental para a implantação, em outras regiões do estado, do Sistema de Medição Centralizada (SMC) , que permite a leitura e o acionamento remoto dos medidores de energia elétrica, trazendo mais eficiência e segurança ao processo. Estão previstas também adequações na rede com a instalação de cabos mais modernos e seguros , além da ampliação do uso de equipamentos de proteção como religadores automáticos , que restabelecem automaticamente ou fornecidos em caso de falhas, reduzindo o tempo de interrupção para os consumidores.
“A chegada desse investimento é um marco para o nosso estado, especialmente pelo fato de Alagoas ter sido a primeira distribuidora do Grupo Equatorial a ser contemplada com esse apoio internacional. Com ele, vamos acelerar obras estruturantes e modernizações que fazem diferença no dia a dia das pessoas, da zona urbana à zona rural. Fernanda Pompeu.
Compromisso socioambiental alinhado ao IFC
Alinhada aos padrões internacionais da IFC , a Equatorial Alagoas reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade. Antes da execução de cada grande obra, a empresa realiza estudos rigorosos ambientais e adota medidas preventivas para mitigar possíveis impactos , garantindo que os projetos estejam em conformidade com as melhores práticas socioambientais.
Entre os cuidados adotados estão o planejamento para evitar interferência em áreas de preservação ambiental, a exemplo de áreas nascentes e manguezais, o reaproveitamento de materiais e o descarte correto de resíduos. Além disso, a Distribuidora também faz o aproveitamento de águas das chuvas em subestações e realiza programas de educação ambiental e diálogos com as comunidades nos locais de interferência direta.
Vale destacar que além do investimento na Equatorial Alagoas também receberá todo suporte técnico da IFC para o aprimoramento contínuo de suas políticas ambientais, sociais e de governança, elevando ainda mais o padrão de atuação no setor elétrico.
Ascom Equatorial Alagoas
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.