OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 11 de maio de 2025

Notícias

09/05/2025 às 15:31

Seduc promove encontro formativo com gestores para fortalecer alfabetização em Alagoas

Formação reuniu gestores da 13ª Gerência Especial de Educação. Alexandre Teixeira Formação reuniu gestores da 13ª Gerência Especial de Educação. Alexandre Teixeira

Yasmin Henrique

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) reuniu gestores escolares no I Encontro Formativo do Programa Escola 10 – Criança Alfabetizada - Renalfa 2025. A iniciativa, que contou com a presença de gestores de escolas da 13ª Gerência Especial de Educação (GEE), marca mais um passo na consolidação das ações do Governo de Alagoas e Governo Federal em prol da alfabetização na idade certa, com foco em garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os sete anos.

O encontro integra o Programa Criança Alfabetizada, braço essencial do Programa Escola 10, que tem como eixo central a melhoria do ensino e da aprendizagem por meio do Regime de Colaboração entre Estado e municípios. A ação contempla formações continuadas, distribuição de material didático complementar e pagamento de bolsas para articuladores de ensino atuantes nas redes municipais.

“Ao longo dos últimos anos, o Regime de Colaboração entre Estado e municípios tem rendido ótimos resultados para a educação de Alagoas. As ações do Criança Alfabetizada refletem diretamente na vida de cerca de 80 mil estudantes que estão em processo de letramento”, destaca a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Alfabetização na Idade Certa

Durante o evento, gestores escolares debateram estratégias pedagógicas, metas e desafios do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa que orienta as políticas públicas de alfabetização no país.



“Para que a escola funcione plenamente, é preciso que o gestor esteja engajado não só com a parte administrativa, mas, também, com o processo pedagógico. Essa formação é um espaço de conscientização e de construção coletiva para que ninguém fique para trás”, afirma Lilian Rosateli de Lima, gerente especial de Articulação, Cooperação, Convênios e Assistência aos Municípios da Seduc e formadora do programa.

A formação também destacou a importância da recomposição da aprendizagem para alunos do 3° ao 5° anos que ainda não atingiram os níveis esperados de fluência leitora. Segundo Lilian, os encontros formativos com gestores, articuladores e coordenadores acontecem mensalmente, promovendo alinhamento contínuo das ações pedagógicas.

Iniciativas e resultados

Outro destaque da política de alfabetização é o material complementar “Alagoas Encanta o Mundo Inteiro – Palavra Rendada”, voltado para turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Produzido por educadores alagoanos, o conjunto inclui dois livros por estudante e um manual pedagógico para os docentes.

Ao todo, serão distribuídos 177 mil exemplares para os 102 municípios do estado, beneficiando mais de 90 mil crianças e cerca de 5 mil articuladores de ensino. A coleção valoriza a cultura local e fortalece o vínculo entre identidade regional e aprendizagem.



Esse conjunto de ações tem contribuído para resultados expressivos da educação alagoana. Em 2024, cinco escolas alagoanas alcançaram nota 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), feito que posicionou Alagoas como o segundo melhor estado do país no desempenho dos anos iniciais do ensino fundamental, superando a meta estabelecida em 1,2 pontos.

“Todos nós sabemos que um futuro promissor só é possível por meio da educação. É por isso que apoiamos as secretarias municipais, garantindo formação e materiais adequados, para que elas possam ofertar ensino de qualidade. Os resultados falam por si: cinco das 21 escolas com nota máxima no Ideb estão em Alagoas”, reforça a secretária Roseane Vasconcelos.



Ascom Seduc

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.