Jaci Lira e Ste Ferreira (Estagiária sob supervisão)
O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado em 17 de maio, reforça a luta contra a discriminação e a violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+. A data também aborda a luta por direitos e a conscientização sobre a diversidade. Pensando nisso, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), realizará, durante os dias 15 a 18 de maio, a 14ª Semana Estadual de Combate à LGBTfobia.
O evento conta com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT de Alagoas (CECD/LGBT-AL), tendo como público-alvo servidores públicos, movimentos sociais que lidam com a pauta LGBTQIA+ e sociedade civil.
Além de promover e fortalecer a participação social e política, a Semana de Combate à LGBTfobia tem como objetivo enaltecer ações e debates sobre as demandas da população LGBTQIA+, propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas e fomentar a integração entre a gestão estadual, associações e coletivos voltados à comunidade LGBTQIA+.
A programação contará com mesas temáticas que irão promover o debate sobre temas como acesso ao trabalho, educação, direitos humanos, saúde e segurança. Também estão previstas atrações culturais, como o concurso de drags e o Prêmio Guerreiros da Diversidade, além da já tradicional Marcha LGBTQIA+ de Alagoas.
Programação
Dia 15 de maio (quinta-feira)
Auditório Aqualtune, Palácio República dos Palmares
9h - Abertura da 14ª Semana Estadual de Combate à LGBTfobia
14h - Mesa temática: Acesso ao Trabalho, com Maitê Schneider (TransEmpregos) e Marcela Monteiro Doria (procuradora do Trabalho)
Dia 16 de maio (sexta-feira)
Escola de Governo
9h - Mesa temática: Educação e Direitos Humanos, com Bárbara Heliodora (CEE), Rafaelly Wiesat (Aliança Nacional LGBTI+) e Jamil Barbosa (promotor do MPAL)
14h - Mesa temática: Saúde, Segurança Pública e Pessoas Privadas de Liberdade, com Camila Paiva (SSP), Cláudia Simões (Seris), Marcos Ramalho, Marcos Paulo e Micheline Tenório
Centro Cultural Arte Pajuçara
19h - Concurso Drag da Marcha 2025 e Prêmio Guerreiros (Homenagem a instituições e pessoas parceiras)
Entrada solidária: 1kg de alimento para gatos ou cachorros
Dia 18 de maio (domingo)
Praça Sete Coqueiros, Ponta Verde
14h - 14ª Marcha LGBTQIA+ de Alagoas
Ascom Semudh
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.