O juiz Claudemiro Avelino, curador do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), e a diretora do CCM, Irina Costa, participaram do 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, realizado de quarta (6) até esta sexta (9), em Goiânia (GO).
Em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esta edição foi promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), pelo TJ de Goiás (TJGO) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), contando ainda com o apoio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
O evento teve como tema principal “Memória, Cultura e Diversidade”. Para o magistrado Claudemiro Avelino, os conhecimentos adquiridos durante as palestras e debates serão importantes para o trabalho em Alagoas.
“O encontro está sendo de grande valia para quem trabalha nessa área da cultura museológica. As temáticas são muito ricas, os palestrantes de alto nível e a organização maravilhosa. Esses elementos ‘Memória, Cultura e Diversidade’ têm sido tratados com muita profundidade, de modo que nós que estamos lidando com essa área, temos muito a ganhar e as instituições também”, disse o juiz.
Representantes de diversos tribunais que atuam na preservação da memória do Poder Judiciário. Foto: Cortesia
A diretora do museu, Irina Costa, destacou que o TJAL participou desde a 1ª edição do Enam e já se tornou referência nacional quando se trata da preservação da memória.
"Fomos mencionados em palestra, as publicações que lançamos pelo CCM no ano passado foram mencionadas, o nosso museu também foi mencionado. Então, nós temos uma representatividade muito grande. Hoje eu posso dizer que nós não só aprendemos, como também ensinamos", falou.
Presidente do TJGO, Leandro Crispim, e o conselheiro Alexandre Teixeira receberam o livro Brasil Colonial, publicado pelo TJAL. Foto: Cortesia
Livro Brasil Colonial
A pedido do presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, o juiz Claudemiro Avelino e a diretora Irina Costa entregaram exemplares do livro Alagoas Colonial ao presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, e ao conselheiro Alexandre Teixeira, coordenador da Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do CNJ.
O livro é de autoria de Claudemiro Avelino, que além de magistrado e curador do museu, é historiador por formação.
Na ocasião, os representantes do TJAL também realizaram uma visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) acompanhados pelo presidente do IHGG, o promotor de justiça Jales Guedes Coelho Mendonça, e pelo ministro do STM, Péricles Aurélio Lima de Queiroz.
Robertta Farias – Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.