OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 13 de maio de 2025

Notícias

11/05/2025 às 14:11

Suse apresenta quatro tendências de computação em nuvem

A computação em nuvem é essencial para empresas e organizações modernas, pois transforma a forma como acessar, armazenar, processar e escalar dados e aplicativos. Durante a KubeCon 2025, o principal evento mundial sobre Kubernetes e tecnologias nativas da nuvem, David Stauffer, Diretor Sênior de Gerenciamento de Produtos da SUSE, destacou quatro tendências-chave que moldam o futuro da computação em nuvem.

As quatro principais tendências identificadas pelo SUSE são:

“A computação está em toda parte”
A distribuição distribuída não é mais apenas uma promessa — tornou-se realidade. O Kubernetes não está mais confinado a data centers. Com os K3s leves e eficientes — a distribuição Kubernetes certificada pela SUSE — as cargas de trabalho agora estão sendo executadas em locais inesperados, de aviões a trens, tornando o Kubernetes onipresente mesmo em ambientes antes inimagináveis.

Segurança da Cadeia de Suprimentos
O foco do setor está mudando para a segurança de toda a cadeia de suprimentos de desenvolvimento e entrega de software, não apenas do produto final. Para resolver isso, a SUSE lançou o Application Collection, um conjunto de aplicativos de código aberto com zero vulnerabilidades conhecidas, garantindo total confiança em todos os componentes utilizados.

A experiência do desenvolvedor vem no primeiro lugar
A produtividade e a satisfação do desenvolvedor se tornaram um diferencial competitivo. Em vez de simplesmente oferecer infraestrutura, as empresas agora buscam plataformas que simplifiquem, acelerem e padronizem os fluxos de trabalho de desenvolvimento.

O SUSE está indo além do modelo de autoatendimento. Ferramentas como Rancher Desktop, Fleet e Application Collection agora fazem parte de projetos validados, permitindo que as equipes da plataforma acelerem a entrega de ambientes prontos para uso para o desenvolvimento moderno.

Modernização no seu próprio ritmo
Nem todas as empresas podem ou querem se tornar totalmente nativas da nuvem de uma só vez. Muitos ainda dependem de aplicativos executados em máquinas virtuais (VMs). A modernização precisa ser progressiva, híbrida e flexível.

Com o SUSE Virtualization, as empresas podem executar máquinas virtuais junto com contêineres, permitindo uma transição gradual e estratégica para arquiteturas nativas da nuvem — sem a necessidade de reestruturar tudo de uma só vez. O acordo com Marcos Lacerda, presidente da SUSE América Latina, na KubeCon 2025 deixou claro que a inovação em infraestrutura digital está redefinindo os rumores do setor.

"Estamos vivenciando um momento único na evolução da computação em nuvem. As quatro tendências que observamos na KubeCon 2025 refletem perfeitamente o que estamos observando com nossos clientes no Brasil: a necessidade de escalabilidade, segurança, agilidade e flexibilidade", concluiu.

Sobre a SUSE

A SUSE é líder global em soluções corporativas de código aberto inovador, confiável e seguro, incluindo o SUSE® Linux Suite, o SUSE® Rancher Suite, o SUSE® Edge Suite e o SUSE® AI Suite. Mais de 60% das empresas da Fortune 500 injetam na SUSE para alimentar suas cargas de trabalho de missão crítica, permitindo-lhes inovar em todos os lugares — do data center na nuvem, na borda e além. A SUSE desenvolve o "aberto" ao código aberto, colaborando com parceiros e comunidades para oferecer aos clientes a capacidade de enfrentar os desafios da inovação hoje e a liberdade de desenvolver suas estratégias e soluções amanhã. Para mais informações, visite www.suse.com .

Ascom SUSE

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.