William Makaisy
A Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria) realizou, na quarta-feira (14), a primeira Escuta de Crianças voltada para comunidades quilombolas, como parte do processo de elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância de Alagoas (Pepi). A atividade aconteceu na comunidade Cajá dos Negros, localizada no município de Batalha, e reuniu crianças da região em um espaço de diálogo, imaginação e escuta ativa.
A ação utilizou metodologias aprendidas durante o Curso de Escuta de Crianças, promovido pela Secretaria da Primeira Infância, e teve como base a leitura compartilhada do livro “Se a criança governasse o mundo”, do autor Marcelo Xavier. A leitura foi realizada de forma interativa, seguida por uma roda de conversa que incentivou as crianças a refletirem e expressarem suas ideias sobre como seria um mundo ideal sob o olhar infantil.
Após a conversa, as crianças participaram de uma atividade artística, na qual foram convidadas a responder à pergunta: “Como seria o lugar onde você mora se você pudesse mudar alguma coisa?”. Por meio de desenhos e da escuta individual, cada criança pôde expressar um pouco dos seus desejos, percepções e propostas de mudança para o ambiente onde vivem. As falas foram registradas integralmente, respeitando a linguagem e o tempo de cada participante.
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, destacou a importância da iniciativa e reforçou que só se constrói algo ouvindo o público-alvo da ação. “Ouvir as crianças quilombolas é reconhecer suas identidades, suas vivências e garantir que suas vozes façam parte da construção de políticas públicas mais justas, assertivas e representativas. Esta escuta é um marco para o nosso Plano Estadual da Primeira Infância, para o Cria, porque não se pode construir um Plano Estadual para a infância sem ouvir o público para qual ele está sendo criado”, pontuou.
A ação da Secretaria também reforça o compromisso do Governo de Alagoas com os direitos das crianças, especialmente aquelas pertencentes a grupos historicamente excluídos, como as comunidades quilombolas. Os resultados da escuta serão selecionados, registrados e incorporados para a elaboração do plano, que visa orientar políticas públicas intersetoriais voltadas ao cuidado, proteção e desenvolvimento integral na primeira infância.
Além disso, outras escutas estão em fase de programação para acontecerem nas próximas semanas, como a escuta de crianças hospitalizadas, envolvendo o Hospital da Criança (HC) e os regionais. As creches Cria estão em período de finalização para começo de envio e seleção.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.