OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2025

Notícias

16/05/2025 às 12:31

Instituto Equatorial incentiva o empreendedorismo em comunidade quilombola de Cacimbinhas com cursos

Com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco na qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo, por meio do Edital Diálogos, a Equatorial promoveu o curso Sabor e Resistência: bolos que contam a história do Guaxinim em Cacimbinhas. O curso teve duração de dois meses com oficinas sobre confecção de bolos, produtos de panificação, precificação e empreendedorismo.

A certificação do curso ocorreu na quinta-feira, em cerimônia realizada na sede da Fábrica de Bolo da Comunidade Quilombola Guaxinim, em Cacimbinhas, local onde ocorreram as aulas. O presidente da Associação Quilombola, Augusto Malta, participou do encerramento e contou como foi todo o processo realizado por meio do Edital Diálogos.

“Iniciamos a etapa propositiva do projeto junto ao Instituto Equatorial que abraçou a causa e tem sido nosso parceiro desde então. Todo o curso foi pensado para ajudar as mulheres da comunidade a desenvolverem o papel de protagonistas na sua própria história. Somos muito gratos a Equatorial por terem acreditado nesse projeto e por estarem hoje aqui comemorando conosco essa conquista”, agradeceu Augusto.




Para o Assistente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Cleiton Adonias, participar de projetos como este é motivo de gratidão. “Fomentar ações como esta que viemos acompanhar aqui em Cacimbinhas é extremamente importante para nós que fazemos a Equatorial. Somos imensamente gratos por cada pessoa que dedica do seu tempo para a promoção dessas ações. Vocês têm feito a diferença na sociedade onde atuam e nós só podemos agradecer pela oportunidade de fazer parte dessa história”, pontuou Cleiton.

Sabor e Resistência: bolos que contam a história do Guaxinim

O nome do curso, escolhido para evidenciar a tradição presente na comunidade desde que vieram de Pernambuco e se instalaram em Alagoas, mostra o quanto a tradição é cultivada e preservada na comunidade.

As alunas puderam aperfeiçoar seus conhecimentos na confecção de bolos, passados de geração em geração, para aumentar a produção e assim conseguirem obter uma renda extra.



A idealizadora do projeto e assistente social, Kelvia Rouse narrou que as mulheres estão extremamente animadas em poder levar para suas casas uma renda extra, por meio de trabalho delas. Uma das mulheres, inclusive, conseguiu negociar essa semana quatro bolos e já planeja pegar mais encomendas. Isso nos deixa extremamente felizes e com sentimento de dever cumprido”, pontuou a incentivadora.

O curso também trouxe para essas mulheres a oportunidade de aprenderem sobre panificação. Durante os dois meses, elas tiveram aulas sobre os princípios para a confecção de pães e salgados, podendo dessa forma, expandirem seus conhecimentos e abrirem o leque para novas oportunidades no mercado de trabalho.

O investimento recebido por meio do Instituto Equatorial tem sido aplicado, além do curso, na compra de equipamentos modernos e eficientes, como liquidificador industrial e mesas de alumínio, garantindo assim o aumento da produção da Fábrica de Bolos, empreendimento pensado para ajudar essas famílias a terem uma renda extra.



Sobre o Edital Diálogos:

O objetivo do Edital Diálogos é promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco na qualificação profissional, empregabilidade, empreendedorismo, educação, biodiversidade e sustentabilidade.

Em Alagoas, foram 19 instituições selecionadas para receber apoio financeiro, implementandoações sociais nas comunidades atendidas. O programa destinou ao todo R$ 3 milhões para financiar projetos sociais nos estados onde as distribuidoras do grupo estão presentes, beneficiando a população do Maranhão, Piauí, Amapá, Pará, Goiás, Rio Grande do Sul e aqui em Alagoas.

Os projetos apoiados pelo Instituto Equatorial em Alagoas estão espalhados por todo estado, do litoral ao sertão. Maceió, Atalaia, Santa Luzia do Norte, Porto de Pedras, Arapiraca, Girau do Ponciano, Cacimbinhas, Palestina, Pão de Açúcar, Batalha, Delmiro Gouveia, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto e Coruripe são os municípios contemplados.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.