OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de maio de 2025

Notícias

16/05/2025 às 18:56

Palestra sobre finanças pessoais reúne magistrados e servidores no TJAL

"Equilibrar o lado racional e o emocional é o maior desafio para uma vida financeira saudável", disse Vinicius Madeira, especialista em investimentos. - Dicom/TJAL

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realizou, nesta sexta-feira (16), uma palestra sobre finanças pessoais e investimentos. O evento, promovido em parceria com o Sicredi, ocorreu no auditório do TJAL, em Maceió.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt, participou da abertura.

"Ter sabedoria para lidar com o dinheiro é essencial. Isso dá mais tranquilidade e segurança para nossas vidas pessoais e profissionais", afirmou.

O curso foi conduzido por Vinícius Madeira Bastos da Silva, especialista em investimentos.

"Equilibrar o lado racional e o emocional é o maior desafio para uma vida financeira saudável", declarou.

Dicas práticas

O diretor-geral da Esmal, desembargador Fernando Tourinho, ressaltou que ações como essa fortalecem o servidor enquanto cidadão.

"Nós temos a obrigação de fomentar não apenas a capacitação jurídica, mas também a formação humana, emocional e social. Educação financeira é uma dessas frentes", pontuou.


Diretor-geral da Esmal, Fernando Tourinho, e equipe Sicredi na palestra sobre finanças pessoais e investimentos, realizada nesta sexta-feira (16). Foto: Ascom/Esmal

Para a servidora Adriana Vieira Cavalcanti, analista da Vice-Presidência do TJAL, a maior dificuldade que as pessoas enfrentam para lidar com dinheiro é a falta de informações confiáveis.

"Sinto que ainda há muito desconhecimento. A gente fala pouco sobre isso. A palestra mostrou que cuidar das emoções ajuda a cuidar das finanças", observou.

Ela defendeu que mais ações como essa sejam realizadas.

"Os servidores ainda são mais tomadores de empréstimos do que investidores. Precisamos de mais capacitação para mudar essa cultura", destacou.

O estagiário Emmanuel de Melo Oliveira Rodrigues também aprovou a iniciativa e valorizou uma dica prática apresentada pelo professor.

"Uma das orientações que vou levar para a minha vida é investir logo que receber o salário. Isso muda o jeito de pensar, a gente aprende a se pagar primeiro", concluiu.

A atividade faz parte do projeto de educação financeira do Sicredi e está alinhada às ações de desenvolvimento social do TJAL e da Esmal.

Carolina Amancio – Ascom/Esmal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.