OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de maio de 2025

Notícias

21/05/2025 às 13:41

Ufal comemora a titulação da praia do Francês como Reserva Nacional de Surf

Paraíso para os banhistas e para quem gosta de pegar onda, a praia do Francês será titulada como uma Reserva Nacional de Surf. Cerimônia oficial acontecerá no dia 2 de junho, a partir das 16h30, mas serão quatro dias de atividades, incluindo oficinas, eventos de conscientização ambiental e, claro, muito surfe.

Na ocasião, o Francês se tornará a primeira praia do Nordeste reconhecida como reserva. A iniciativa da candidatura veio da professora Rusiene de Almeida, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), que contou com a ajuda de outros entusiastas da prática esportiva. Apaixonada pelo esporte e pelo lugar, a docente soube da chamada pública do Instituto Aprender Ecologia, que tinha o objetivo de formar a Rede Nacional de Reservas de Surf, consolidando o Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS).

“A titulação da Praia do Francês como Reserva Nacional de Surf é uma conquista histórica e coletiva. Ser a primeira praia do Nordeste a receber esse reconhecimento nos enche de orgulho. E lança um novo olhar sobre o território, valorizando não apenas suas ondas icônicas, mas também os ecossistemas que a sustentam. Fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho dos moradores com praia, incentivando o cuidado e a valorização da natureza que nos cerca”, avaliou.

“Quem me apresentou a oportunidade foi um amigo surfista da praia e vizinho, Mariano. No início, confesso que achei que não teríamos chances. Mas ao ler o edital com atenção, percebi que atendíamos aos quatro critérios fundamentais exigidos para a candidatura”, complementou.

Para ser, oficialmente, titulada como uma reserva, a praia precisa atender a quatro critérios fundamentais: a existência de uma onda icônica, ter uma história consolidada com o surfe na região, apresentar características socioecológicas relevantes e ter um forte engajamento comunitário e potencial de governança local.

Sabendo que a praia atendia aos critérios, a docente se dedicou ao processo de inscrição. O formulário foi preenchido com o intuito de valorizar todos os aspectos do território. A dedicação deu certo e a praia do Francês foi selecionada em primeiro lugar, junto com Itamambuca (SP). Também foram escolhidas as praias de Regência (ES) e Moçambique (SC), compondo assim o primeiro ciclo de Reservas Nacionais de Surf no Brasil.

“Passamos pela primeira etapa e avançamos agora para a segunda fase: a chancela oficial da nossa praia como Reserva Nacional de Surf. Esse processo será celebrado com uma rica programação de atividades socioculturais e ambientais, que acontecerão entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2025, com a presença da equipe técnica do Instituto Aprender Ecologia. Durante esses dias, vamos construir de forma coletiva o nosso Plano de Gestão da Reserva, que terá validade de dois anos e servirá de base para uma futura reavaliação, quando será decidido se mantemos o título”, explicou.

Evento é ação de extensão da Ufal


A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participará das atividades alusivas à titulação por meio de um projeto de extensão universitária. No total, serão quatro dias de programação intensa, tendo início na última sexta-feira deste mês (30) e se encerrando com uma festa após a cerimônia de titulação, no dia 2 de junho.

As atividades dos quatro dias serão iniciadas às 5h30 da manhã com a prática de surfe no Francês. A partir das 8h, serão realizadas reuniões e oficinas, com encerramento às 16h. No dia 2, acontece a cerimônia oficial de titulação e inauguração do totem, a partir das 16h30.

E, em homenagem à primeira praia nordestina consagrada como reserva de surfe, a comemoração será em clima de festa junina. No encerramento das atividades, será realizado um arraial comunitário na rua da Vila dos Pescadores. “É o reconhecimento da Praia do Francês como a primeira Reserva Nacional de Surf do Nordeste, sendo comemorado no mês mais festivo da nossa cultura”, finalizou a docente.

Ascom Ufal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.