Em sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira, 21, os parlamentares apreciaram 20 itens na ordem do dia, entre eles o projeto de lei ordinária nº 1076/2024, que reconhece como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial a Banda de Pífano Nossa Senhora do Pilar, do município de Pilar. De autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), o projeto foi aprovado por unanimidade em 2º turno.
"A Banda de Pífano é uma tradição cultural em Pilar e surgiu há mais de 70 anos, fundada pelo seu Pedro Timóteo", explica a deputada, dizendo que o senhor João do Gás manteve essa cultura por muitos anos, passando o comando para o filho João Pedro Pereira de Oliveira (também conhecido por João do Gás), que ficou à frente da banda por mais de 15 anos e veio a falecer em julho de 2023. Hoje quem está no comando é seu filho, José Danilo Alves Oliveira.
"Em 2010 a Banda de Pífano Nossa Senhora do Pilar se uniu com a Banda Pífano de Nossa Senhora das Dores de Maceió, se apresentando durante as 13 noites na tradicional Festa da Padroeira de Pilar, ainda mantida graças ao apoio da Prefeitura Municipal", complementa a deputada, sobre a importância cultural da Banda de Pífano. Aprovado na Assembleia, o projeto será encaminhado ao Poder Executivo antes de se tornar lei. Vale lembrar que entende-se por Patrimônio Cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o artigo 216 da Constituição Federal.
Ascom Fátima Canuto
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.