As chuvas constantes em Penedo, intensificadas desde o último final de semana, causaram apenas um dano que já está sendo corrigido pelo governo que melhorou, de forma incontestável, a infraestrutura da cidade.
Apesar do aumento expressivo de chuvas sobre Penedo entre os dias 18 e 21 deste mês – principalmente para o acumulado que totalizou 81,4 milímetros na terça-feira, 20 -, as águas escoaram pela rede de drenagem.
No entorno da Lagoa do Oiteiro, ponto mais crítico de alagamento na parte baixa de Penedo, também não ocorreu inundações e nenhuma família precisou sair de sua casa.
“Isso é o resultado de duas frentes de trabalho, começando com intervenções estruturantes do Programa Reconstruir Penedo. Entre as obras, ampliamos o sistema que permite o escoamento das águas que a Lagoa do Oiteiro para o rio São Francisco. A outra linha de atuação é feita regularmente, são ações preventivas como a limpeza dos canais principais e secundários, coleta regular do lixo, capinação de ruas, desobstrução de galerias, enfim, é um conjunto de fatores que tornam nossa cidade mais preparada para as chuvas”, explica o prefeito Ronaldo Lopes.
Em relação ao único dano provocado pelo início da chamada quadra chuvosa em Penedo, o governo Inovação e Crescimento acionou de imediato o pessoal para corrigir o problema na Rua Dom Constantino, popular Rua da Lama, situada no bairro Santa Izabel, mais conhecido como Cacimbinhas.
O ponto foi interditado nesta quarta-feira, 21, e o serviço de recuperação está sendo feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
Secom Penedo
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.