Segurança e localização são os principais critérios para quem procura um imóvel no Nordeste. É o que aponta o Panorama Imobiliário do Mercado Secundário, estudo realizado pelo Grupo OLX com usuários das plataformas ZAP e Viva Real, que analisa o comportamento de compradores e locatários em todas as regiões do país.
Os fatores mais relevantes na decisão de compra são as características do imóvel (33%) e a segurança da região (32%). As áreas de lazer mais desejadas incluem piscina (38%) e churrasqueira (28%). O público masculino representa 54% dos compradores, a maioria pertence à geração X (53%), é casada (61%), tem filhos (68%) e animais de estimação (59%).
No mercado de locação, o cenário se inverte, com as mulheres liderando a procura por imóveis, correspondendo a 59% dos interessados. Entre os inquilinos, 50% fazem parte da geração X, 49% são casados, 62% têm filhos e 57% não possuem animais de estimação. Os principais critérios para escolha de residência são a proximidade do trabalho (28%) e a segurança da região (28%). As áreas de lazer mais valorizadas por esse público são piscina (34%) e academia (33%).
Na comunicação com os anunciantes, o WhatsApp é o canal preferido tanto por locatários quanto por compradores, com 89% e 78%, respectivamente. Ambos também priorizam respostas ágeis: 34% dos compradores e 39% dos locatários esperam retorno em até 24 horas após a solicitação de informações sobre o imóvel.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.