Alexandre Vieira
Importante para coletar resíduos descartados de forma irregular, além de ajudar na fluidez do escoamento das águas pluviais, o serviço de limpeza de canais, executado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), retirou, desde o começo do ano, mais de 5.700 toneladas de detritos em grotas e córregos atendidos pela programação.
O ano de 2025 começou com reforço nesse tipo de trabalho visando o período chuvoso que se iniciou na capital entre o final do mês de março e o começo de abril. Com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza coletam, principalmente, itens recicláveis, resíduos orgânicos e barro, alocado no fundo do córrego, devolvendo a função de escoar toda a água necessária.
Hábito da população de descartar lixo às margens dos canais causa as obstruições que levam aos alagmentos durante as chuvas
"É um serviço de extrema importância para que não hajam transbordamentos durante o período chuvoso e, consequentemente, transtornos para a população. Além disso, captamos diversos resíduos descartados irregularmente que não teriam o destino correto e passariam a prejudicar o meio ambiente e a cidade em geral", disse Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.
O trabalho realizado nos canais da cidade é um dos focos da Autarquia nos cuidados preventivos ao período chuvoso. Se somarmos os 4 anos da primeira gestão do Prefeito JHC, mais de 27 mil toneladas de resíduos já foram retiradas de dentro dos córregos atendidos.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.