Daniel Borges
O Lar São Vicente de Paulo se encherá de afeto, sorrisos e memórias na tarde desta terça-feira (27) com a abertura da 9ª edição do projeto Adote um Idoso. O evento é promovido pelo Comitê do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) como extensão da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
A ação visa aproximar gerações, unindo estudantes da rede pública a idosos institucionalizados para a troca de experiências de vida, fortalecimento de vínculos afetivos e promoção da empatia por meio da escuta e do respeito.
“Esse projeto é um abraço no tempo. Ele conecta quem já viveu tanto com quem ainda tem tanto por viver, e isso é profundamente transformador para ambos os lados”, declarou a secretária Mellina Freitas.
“A cultura também se manifesta nesses encontros, onde a oralidade, a música e a escuta ativa nos lembram que cada pessoa é um livro aberto. E nosso papel, como Estado, é garantir que esses livros sejam lidos, respeitados e acolhidos”, reforçou a gestora.
A programação incluiu a apresentação da Banda do Lar, o coral Grupo Educanto, e sessões de contação de histórias com Tia Miroca e Márcia de Assis.
Para Mira Dantas, supervisora da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, a iniciativa reflete o papel social da leitura e da escuta como pontes entre mundos.
“Adotar um idoso é também adotar uma história que não pode se perder. Os estudantes saem tocados, os idosos se sentem vistos. Essa é a beleza do projeto. Ele não leva só livros, leva presença, afeto e humanidade”, destacou.
Ascom Secult
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.