No dia 5 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente — um momento de reflexão e ação em prol de um futuro mais sustentável. No Grupo SBF, que reúne marcas como Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, X3M, FitDance e OneFan, esse cuidado é colocado em prática diariamente por meio de ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Estamos conectados ao esporte — e isso nos insere, naturalmente, na responsabilidade de cuidar do planeta. Assim como o esporte promove saúde, bem-estar e equilíbrio, acreditamos que nossas operações também precisam refletir esse compromisso, adotando práticas que preservem os espaços, as pessoas e o meio ambiente. É uma jornada contínua, em busca de uma operação cada vez mais consciente e sustentável”, destaca Daniel Siqueira, Vice Presidente de Gente, Jurídico e Compliance no Grupo SBF.
Avanços em energia e eficiência
Desde 2022, o Grupo vem priorizando o uso de energia limpa por meio da compra de certificados I-REC e da atuação no Mercado Livre de Energia (Ambiente de Contratação Livre – ACL). Essa estratégia resultou em uma economia acumulada de R$ 12,4 milhões e reduziu em 19% os custos com energia elétrica — reforçando a busca por um modelo de operação mais sustentável.
Logística reversa e impacto social
Outro pilar importante é a logística reversa, que dá novo destino a itens que poderiam ser descartados. Em 2024, mais de 394 mil produtos foram corretamente destinados, reaproveitados ou doados. Grande parte dessas doações chega a ONGs parceiras do programa de responsabilidade social Transforma, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão.
Resíduos tratados com inovação
No Centro de Distribuição em Extrema (MG), o Grupo implementou um biodigestor para o tratamento de resíduos orgânicos, minimizando impactos ambientais e promovendo uma gestão mais eficiente dos resíduos da operação.
Sobre o Grupo SBF
O Grupo SBF é um ecossistema do esporte que conecta pessoas, marcas e criadores. Incentiva a prática de atividade física para todas as pessoas, transformando histórias em produtos, serviços, conteúdos e experiências, e, dessa forma, movimenta o mercado esportivo para um novo patamar. Até 2020, o Grupo atuou no país com a Centauro - maior varejista de artigos esportivos da América Latina - e tornou-se o distribuidor oficial da Nike no Brasil por meio da Fisia. Em 2021, foi criada a SBF Ventures, incorporando novas unidades de negócio a esse ecossistema: NWB, maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil; FitDance, uma das maiores plataformas de dança do mundo; X3M, referência em live marketing esportivo no país e OneFan, sportstech focada em potencializar a relação de torcedores e fãs com entidades esportivas. Saiba mais em: www.gruposbf.com.br
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.