OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de junho de 2025

Notícias

26/06/2025 às 18:19

Ashoka reconhece estudantes de Alagoas como Jovens Transformadores de sua rede global

Ratão Diniz | Divulgação Ashoka/Pacto Global/Unicef Ratão Diniz | Divulgação Ashoka/Pacto Global/Unicef

A Ashoka, maior rede global de inovadores sociais, acaba de reconhecer uma nova turma de Jovens Transformadores no Brasil. São adolescentes e jovens entre 15 e 20 anos, de 10 estados do país, unidos por um mesmo propósito: transformar o mundo em um lugar mais justo, inclusivo e sustentável — e inspirar outras pessoas a perceberem a potência que carregam dentro de si.

Os Jovens Transformadores Ashoka estiveram no Rio de Janeiro e foram oficialmente anunciados no dia 13 de junho, durante o Festival LED (Luz na Educação). A apresentação foi conduzida pela atriz Ana Hikari, que também mediou uma sessão onde compartilharam suas causas, projetos e impactos sociais.

Nos quatro meses que antecederam o reconhecimento, os jovens passaram por um processo intenso de entrevistas com inovadores sociais do Brasil e do mundo. Essa jornada foi pensada para ampliar suas redes de apoio e consolidá-los como aliados na construção de um mundo onde todas as pessoas se reconheçam como agentes de transformação.

Antes da cerimônia no Festival LED, os jovens participaram de dois dias de imersão no Rio de Janeiro, apresentando como suas iniciativas oferecem soluções para os desafios vividos pelas juventudes em todo o país: acesso à educação de qualidade, saúde e bem-estar, inclusão, acessibilidade, cuidado com o meio ambiente e participação cidadã.

Foram reconhecidos como Jovens Transformadores aqueles que demonstraram, na prática, habilidades essenciais como empatia, trabalho em equipe, liderança compartilhada e iniciativa empreendedora — além de um compromisso claro com a construção de uma cultura onde todas as pessoas possam exercer sua agência de transformação.

“Cada uma dessas histórias revela o poder que os jovens têm de transformar o mundo à sua volta. Ao reconhecer esses protagonistas, queremos inspirar outros jovens — e também os adultos — a enxergarem que a mudança social começa com atitudes simples, sustentadas por empatia, colaboração, iniciativa e uma nova forma de liderar que mostra que todas as pessoas têm o direito a contribuir com o bem comum”, afirma Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude da Ashoka.

Há mais de 40 anos, a Ashoka mostra que um pequeno grupo de pessoas, realmente engajado em organizar a coletividade, pode liderar grandes transformações sociais. A rede de Jovens Transformadores Ashoka também contribui com todos os que trabalham com educação e comunicam com as juventudes, ajudando a criar ambientes onde cada adolescente possa se reconhecer como protagonista e tenha a chance de resolver problemas reais em sua escola, bairro ou comunidade.

Plataforma para auxiliar nos estudos para o ENEM

Em Alagoas, o jovem João Marcos Almeida dos Santos, de 17 anos, idealizou e desenvolveu uma plataforma digital para auxiliar estudantes do ensino público na preparação para o ENEM e outros vestibulares. A ferramenta não apenas oferece materiais de estudo como filtra oportunidades de inscrição e auxilia pessoas afastadas dos estudos a encontrarem programas como o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e inciativas de aceleração escolar. O projeto ganhou reconhecimento ao ser levado como exemplo para o Plano Nacional da Educação e para o Plano Nacional da Juventude 2024-2026.

Além de auxiliar na preparação acadêmica, João Marcos, que é morador de Arapiraca, tem inspirado muitos outros jovens a acreditarem no seu potencial e a enxergarem a educação como uma ferramenta de transformação social. “Acredito que pequenas ações podem gerar grandes mudanças e que, por meio do conhecimento e da solidariedade, é possível abrir caminhos para um futuro ainda melhor”, completa ele.

Fonte: Assessoria

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.