OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 05 de julho de 2025

Notícias

01/07/2025 às 17:02

Presidente Fábio Bittencourt enaltece atuação do TJAL, que celebra 133 anos

Aniversário também foi comemorado no Centro de Cultura e Memória do TJAL. Foto: Maria Eduarda Baltar - Maria Eduarda Baltar Aniversário também foi comemorado no Centro de Cultura e Memória do TJAL. Foto: Maria Eduarda Baltar - Maria Eduarda Baltar

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, enalteceu a atuação da Corte, que celebra 133 anos nesta terça-feira (1º). "Mais de um século de história que se confunde com a própria evolução da justiça alagoana, construída pela dedicação incansável de magistrados, servidores e colaboradores".

Para o desembargador, a data é motivo de orgulho. Fábio Bittencourt reforçou ainda que o TJAL foi erguido sobre os pilares da imparcialidade e do compromisso com o direito.

"Esta casa da justiça testemunhou as transformações sociais, políticas e jurídicas do nosso Estado, sempre se adaptando aos novos tempos sem jamais perder de vista a sua missão fundamental: garantir a todos e a todas o acesso à justiça célere, eficaz e democrática".

Para comemorar os 133 anos do TJAL, foi promovida missa em ação de graças no auditório do Pleno. A celebração teve à frente o cônego Elison Silva, pároco da Catedral Metropolitana de Maceió.

Um vídeo institucional produzido pela Diretoria de Comunicação (Dicom) foi exibido e mostrou o dia a dia de trabalho na Corte. No Centro de Cultura e Memória (CCM), a data foi comemorada com um bolo de dois metros.

"Renovamos nosso compromisso de fazer deste tribunal uma referência em modernidade e eficiência", destacou o presidente Fábio Bittencourt.

O vice-presidente do TJAL, Carlos Cavalcanti, afirmou que o Poder Judiciário de Alagoas evoluiu muito ao longo do tempo. "Muito ainda há que ser feito. É importante aprimorar a prestação judicial, com uma preocupação toda especial com aqueles que mais precisam. Por isso, há a necessidade de intensificar os programas sociais, entre os quais o Moradia Legal e o Rural Legal".

E reforçou: "Quando os serviços se aprimoram, com prestação judicial segura, dentro de um tempo razoável, com programas sociais diretamente ligados à atividade fim do Poder Judiciário, isso nos legitima como um Poder. O Poder de equilíbrio, o Poder que garante a democracia".

Instalação

A Corte alagoana foi instalada em 1º de julho de 1892, funcionando, provisoriamente, em uma das salas do Palácio do Governo, na rua do Comércio, no Centro de Maceió. Por volta de 1895, a sede do Tribunal foi transferida para a Praça Marechal Deodoro, passando a funcionar no prédio da primeira Escola Modelo.

Trinta anos após a criação do Judiciário no Estado, foi inaugurado o prédio da Corte, onde hoje funciona o CCM. O prédio, também na Praça Deodoro, foi projetado pelo arquiteto italiano Luigi Lucarini.

Durante 54 anos, a Corte de Justiça recebeu nomes diferentes, até ser conhecida como Tribunal de Justiça de Alagoas, em 1946.

Dicom TJAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.