OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 08 de julho de 2025

Notícias

07/07/2025 às 15:21

Alunos do Senac Alagoas criam plataforma para facilitar aprendizado de Libras

Projeto foi desenvolvido em parceria entre alunos da turma de Programador Web e colaboradores do Senac Alagoas Projeto foi desenvolvido em parceria entre alunos da turma de Programador Web e colaboradores do Senac Alagoas

Em uma iniciativa que uniu tecnologia à acessibilidade, alunos do curso de Programador Web do Senac Alagoas, na Unidade Agreste, em Arapiraca, desenvolveram uma plataforma on-line de apoio ao aprendizado e treinamento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O trabalho foi o Projeto Integrador (PI) da turma, realizado em parceria com colaboradores da Unidade que participaram do curso de Libras.

A plataforma permite visualizar cards com vídeos explicativos de expressões em Libras, contendo título e descrição, além de funcionalidades administrativas para cadastro, edição, exclusão e moderação de expressões. Além do módulo de visualização pública, a aplicação incluiu um painel administrativo completo, permitindo a criação de novos usuários, gerenciamento de conteúdo e moderação de expressões.

Inclusão e multidisciplinaridade

Todo o projeto surgiu a partir de uma proposta do professor de Libras, Cezar Melo, que vislumbrava a criação de um sinalário digital. Inicialmente, a ideia era publicar os vídeos em um canal no YouTube, mas ele vislumbrou uma nova oportunidade quando descobriu que havia uma turma de desenvolvedores em Arapiraca e foi apresentado pela pedagoga Kleycianne Nogueira ao instrutor da turma de Programador Web da Unidade Agreste, Mauricésar Ferreira.

Mauricésar explicou que, após esse primeiro contato e a troca de ideias, as turmas de Programador Web e Libras se reuniram para, inicialmente, definir o a organização, planejamento e funcionalidades da plataforma. Em outros encontros, o esboço foi apresentado e os alunos realizaram os ajustes necessários em conjunto, até o dia da entrega do produto final, com a apresentação do protótipo Figma da plataforma e desenvolvimento do sistema.

O instrutor destacou a parceria entre as turmas e a oportunidade de troca de conhecimentos na construção dos projetos e atividades. "Acredito que é fundamental incentivar a multidisciplinaridade que o Senac tem a oferecer, especialmente no que diz respeito à integração da tecnologia com outras áreas, como Comunicação e Libras. Projetos como esse vão além do aspecto técnico: eles incentivam a inclusão, o cuidado com o outro e o pensamento voltado para o bem-estar social. Isso é essencial para que os estudantes tenham contato com demandas reais e, acima de tudo, desenvolvam conhecimentos, atitudes, valores e habilidades que são cada vez mais necessários, tanto no mercado de trabalho quanto no contexto ético e social em que vivemos hoje”, afirmou Mauricésar.

Mais acessibilidade, mais humanização

A proposta do professor Cezar é que as turmas de Maceió e Arapiraca construam vídeos explicativos para alimentar a plataforma, conteúdo que explica as configurações de mão e outros mecanismos da Libras. “Todos ficaram muito animados. Os alunos estavam trabalhando em equipe na construção de um recurso que eles iriam usar no futuro. Conseguiram também vislumbrar a importância que esta ferramenta poderia ter para outras pessoas neste caminho de inclusão. Enquanto educador percebo que é riquíssimo o aprendizado quando se tem desafios reais ou mais próximo a realidade dos alunos pós curso”, disse.

A expectativa agora é otimizar o uso da plataforma e expandi-la para outras unidades e contextos de ensino, além de promover o avanço da Libras em diferentes esferas dentro do Senac Alagoas, para que o processo de inclusão vá além da acessibilidade estrutural. “Esse projeto não é algo para ser guardado, e sim levado a todos que se envolvem com a Libras e com a inclusão. Ouço muito da comunidade surda que eles são ‘estrangeiros no próprio país’. Preparar nossos colaboradores com Libras é abrir as portas para um grupo que muitas vezes não tem uma oportunidade profissional. Estamos indo além das rampas e elevadores, estamos caminhando para o campo do acolhimento”, ressaltou o instrutor.

Projeto Integrador

O Projeto Integrador (PI) é um espaço de aprendizagem utilizado para que os alunos possam desenvolver as competências que compõem o perfil profissional do curso. O PI segue a metologia atividade baseada em projetos, possibilitando que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

O objetivo principal do PI é conectar o mundo do trabalho com o ambiente acadêmico, permitindo que os alunos desenvolvam soluções inovadoras para problemas reais, tanto em contextos sociais quanto empresariais, além de mobilizar as marcas formativas do Senac, que foram trabalhadas durante todo o curso: Domínio técnico-científico, visão crítica, criatividade e atitude empreendedora, colaboração e comunicação, atitude sustentável, autonomia digital, protagonismo juvenil, social e econômico.

Ascom Senac Alagoas

Galeria de Fotos

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.