OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 10 de julho de 2025

Notícias

09/07/2025 às 13:23

Eugênio Albuquerque, o homem que previu antes de todos

Eugênio Albuquerque já previa acordo entre grupos antagônicos Eugênio Albuquerque já previa acordo entre grupos antagônicos

O marqueteiro e estrategista político Eugênio Albuquerque voltou a ser o nome mais comentado nos bastidores da política alagoana após mais uma previsão sua se confirmar — ou pelo menos ganhar novos indícios públicos de veracidade.

Desde 2022, durante os bastidores da convenção partidária que oficializou a chapa encabeçada por JHC e tendo o ex-senador Rodrigo Cunha como vice, Eugênio já dizia em conversas reservadas: JHC não será candidato ao Senado nem ao Governo em 2026. Na época, poucos acreditaram. Mas, passados dois anos, a tese de Albuquerque ganha contornos mais sólidos com as recentes movimentações políticas em Brasília e Alagoas.

Segundo informações de bastidores, que agora se tornam públicas, um suposto acordo envolvendo o presidente Lula, o MDB de Renan Calheiros e o presidente da Câmara, Arthur Lira, pode estar na raiz da decisão de JHC de permanecer na prefeitura até o fim do mandato.

Pelo acordo, Marluce Caldas, tia do prefeito, seria indicada por Lula para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em contrapartida, JHC apoiaria a reeleição do presidente petista, mudaria de partido a pedido de Lula e não disputaria o governo estadual em 2026 — desejo antigo do grupo Calheiros, que mantém hegemonia sobre o Executivo estadual.

Mais do que isso: o prefeito também não lançaria candidatura ao Senado, abrindo caminho para o deputado federal Arthur Lira disputar a vaga com o apoio do prefeito, o que pacificaria momentaneamente a relação entre dois dos principais grupos políticos de Alagoas.

A mãe do prefeito, a senadora Eudócia Caldas, que chegou ao cargo como suplente de Rodrigo Cunha, também não disputaria a reeleição, consolidando o tabuleiro com o apoio de JHC às forças de Lira e Calheiros — antigos adversários, agora unidos por interesses convergentes.

Há cerca de dois meses, Eugênio Albuquerque revelou publicamente sua análise política em uma live, sustentando que JHC não sairia candidato, ao contrário do que a maioria dos analistas previa. Agora, com o possível acordo vindo à tona, a leitura de Eugênio se confirma — e ele promete mais revelações.

Uma nova live está marcada para esta terça-feira, às 19h30, em seu perfil no Instagram (@eugenioalbuquerque), onde o estrategista promete comentar os bastidores do suposto acordo, detalhar o que acredita que irá — ou não — se concretizar, e apontar os próximos movimentos no xadrez político alagoano.

Uma coisa é certa: antes de duvidar de Eugênio Albuquerque, é bom ter certeza. O marqueteiro tem acumulado acertos que o colocam entre os analistas mais respeitados — e temidos — nos bastidores da política em Alagoas.


Fonte: Assessoria

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.