OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 10 de julho de 2025

Notícias

09/07/2025 às 13:25

Maternidade incentiva amamentação na primeira hora de vida dos recém-nascidos

O incentivo e a promoção do aleitamento materno na primeira hora de vida do recém-nascido são recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Ana Maria Belo / Ascom Hospital da Mulher de AL O incentivo e a promoção do aleitamento materno na primeira hora de vida do recém-nascido são recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Ana Maria Belo / Ascom Hospital da Mulher de AL

Joyce Marques 

A maternidade do Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, incentiva e promove o aleitamento materno na primeira hora de vida dos recém-nascidos, iniciativa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conhecida também como “hora dourada”, a amamentação nos primeiros 60 minutos de vida é essencial, pois o colostro possui fatores imunológicos adequados para a proteção do bebê.

A enfermeira Kathyany Silva explicou que além da proteção de anticorpos e nutrientes que o bebê recebe, o contato pele a pele com a mãe, na primeira hora de vida, também fortalece o vínculo entre o binômio mãe-bebê. “O primeiro contato também ajuda a regular a temperatura corporal, acalmar o bebê e aumentar o vínculo entre a mãe e seu filho. É neste primeiro contato que se inicia o processo do aleitamento materno”, ressaltou a profissional.

As mamães também são incentivadas a manter a amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida. Elas também são orientadas a prolongar a amamentação até os dois anos, e em livre demanda, sem estabelecer horários ou intervalos fixos.

“Orientamos que as mamães mantenham a amamentação, sem uso de bico artificial e sem introduzir outros alimentos ou líquidos, até o sexto mês da criança. Após o sexto mês aos dois primeiros anos de vida, o aleitamento pode ser mantido junto à introdução alimentar, porque o leite materno continua sendo um importante aliado na proteção e nutrição desta criança”, ressaltou a enfermeira.

Sala de Apoio à Amamentação

O Hospital da Mulher de Alagoas conta com uma Sala de Apoio à Amamentação, espaço exclusivo para mulheres que desejam tirar dúvidas sobre o aleitamento materno. No local também é possível amamentar os bebês ou realizar as ordenhas em um local seguro, com privacidade e conforto.

A Sala de Apoio à Amamentação é habilitada pelo Ministério da Saúde (MS), foi criada para fortalecer e apoiar puérperas e colaboradoras durante o processo de amamentação e oferecer atendimento com profissionais especializados para orientar e acolher as mamães. O espaço dispõe de estrutura com poltronas e geladeira para armazenamento do leite materno e, além do espaço exclusivo, as profissionais também realizam visitas ao leito para orientar as mães sobre o aleitamento materno.

Relato

Larissa Maria deu à luz ao seu filho na unidade hospitalar e, graças ao trabalho da equipe da Maternidade do Hospital da Mulher de Alagoas, ela pôde dar início à amamentação assim que o seu bebê nasceu, com toda assistência e apoio profissional. “A amamentação para mim está sendo muito importante, graças às instruções da enfermeira que me ensinou a amamentar de forma correta. É um momento de muita alegria para mim porque eu estou protegendo, nutrindo e alimentando o meu bebê”, relatou.

Ascom Hospital da Mulher de AL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.