Jhessyka L. P. Fernandes
O Teatro de Arena Sérgio Cardoso, fundado em 14 de julho de 1972, comemora 53 anos de existência em 2025 e a Diretoria dos Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) preparou uma extensa programação para a comemoração do aniversário do equipamento cultural.
A programação, totalmente gratuita, também é diversificada e reflete a importância do Complexo Cultural Teatro Deodoro na valorização das diferentes manifestações culturais existentes em Alagoas.
Com feirinha durante toda a semana, localizada no Foyer do Teatro Deodoro, e contando com a participação da Cia Flor Q’se Cheire, Buy (@ilustra.buy) e Mirella Arte (@mirella.arte), a programação também conta com oficina de circo, exposição, apresentações artísticas no próprio Teatro de Arena Sérgio Cardoso e a terceira edição da entrega do Prêmio de Reconhecimento Cultural Teatro de Arena Sérgio Cardoso.
Na premiação deste ano, a Diteal e o Governo de Alagoas reconhecem a importância de inúmeros artistas que tanto contribuem com a preservação e manifestação da cultura alagoana. Na área institucional, a homenageada do ano será Renata dos Santos, atual secretária de Estado da Fazenda.
Na música, a Diteal homenageia Mel Nascimento, premiada cantora, percussionista e produtora cultural alagoana. Chau do Pife, músico instrumentista e tocador de pife, Patrimônio Vivo de Alagoas, receberá o prêmio pela relevância na cultura popular.
Pioneiro de dança afro no estado e licenciado em dança pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Edu Passos é bailarino, coreógrafo, professor de dança, arte educador e será premiado pela sua relevância cultural na dança.
Ursa, premiada artista visual e ilustradora radicada em Alagoas, recebe o prêmio de arte de rua. Nas artes visuais, a premiada é a artista visual e abstracionista Lu Azul, que possui mais de 50 anos de carreira, produzindo telas e se aventurando também na moda.
No teatro, a premiada é Ivana Isa, atriz, empreendedora das artes e idealizadora do Teatro Homerinho. Na terça (15), às 19h, a artista visual, arquiteta e urbanista alagoana Simone Freitas inaugura sua terceira exposição individual “Entre o mar e o sertão, tem o mangue”. A mostra apresenta um conjunto inédito de obras que exploram, por meio da pintura, paisagens simbólicas do Nordeste brasileiro, como o sertão, o mangue e o mar.
Longe de representar esses territórios de maneira literal, Simone propõe uma leitura sensível e afetiva desses territórios, marcados por contrastes, memórias e disputas.
Na quarta, a oficina de circo ministrada por Gilvan Ciríaco oferece aos estudantes da rede pública a experiência circense.
O projeto, denominado “Alegria em Cena: Despertando Talentos no Circo Social”, tem como objetivos promover a inclusão, o respeito às diferenças, a construção de laços sociais e a descoberta de novos talentos, além de fomentar o desenvolvimento integral de indivíduos da comunidade escolar, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade.
Reservas
As reservas para a oficina, que possui vagas limitadas, poderão ser realizadas através do Whatsapp 82 9 8884-6885.
Na quinta e sexta-feira, respectivamente, a celebração da programação de aniversário é finalizada com o Samba Choro Ismair Martins e com Blues Mascavo, apresentações musicais que darão ao público a experiência de finalizar a semana com o aconchego e a proximidade que o Teatro de Arena Sérgio Cardoso ofereceu e ainda oferece por todos esses 53 anos de muito fomento à cultura alagoana.
Nidiane Oliveira, gerente artístico e cultural da Diteal, celebra com muita alegria mais um aniversário do Teatro de Arena. “São 53 anos de muita arte, e nesse ano estaremos com uma programação recheada de música, exposição, oficina de circo e contamos com a presença de toda a sociedade alagoana. Venha prestigiar a nossa cultura local, os nossos artistas da cidade. Esperamos todos vocês”.
Alagoas Sem Fome
Para aproveitar a programação, a Diteal, em parceria com o projeto Alagoas Sem Fome, pede a colaboração de cada um ao trazer 1kg de alimento não perecível, que será trocado por ingressos para as programações musicais dos dias de quinta e sexta.
A Diteal também reforça a necessidade de chegar antes do início de cada programação para que a vaga seja garantida!
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!
SEGUNDA
Feirinha de economia solidária, das 15h às 17h
Foyer do Teatro Deodoro
Aberto ao público
TERÇA
Feirinha de economia solidária, das 18h às 20h
Foyer do Teatro Deodoro
Aberto ao público
Abertura da exposição “Entre o Mar e o Sertão tem o mangue”, às 19h
Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro
Aberto ao público
QUARTA
Feirinha de economia solidária, das 18h às 20h
Foyer do Teatro Deodoro
Aberto ao público
Oficina de circo, por Gilvan Ciríaco
Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Exclusiva para estudantes da rede pública de ensino
QUINTA
Feirinha de economia solidária, das 18h às 20h
Foyer do Teatro Deodoro
Aberto ao público
Apresentação musical com Samba Choro Ismair Martins, às 19h
Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Aberto ao público
SEXTA
Feirinha de economia solidária, das 18h às 20h
Foyer do Teatro Deodoro
Aberto ao público
Entrega do Prêmio de Reconhecimento Cultural Teatro de Arena Sérgio Cardoso, das 19h30 às 20h30
Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Aberto ao público
Apresentação musical com Blues Mascavo, às 20h30
Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Aberto ao público
Ascom Diteal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.