OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 11 de julho de 2025

Notícias

10/07/2025 às 18:54

Mais com menos: 7 dicas essenciais para alavancar seu negócio já

No ambiente empresarial contemporâneo, onde a concorrência é intensa e as mudanças ocorrem rapidamente, fazer mais com menos se tornou uma necessidade imperativa. “Em sua essência, esse conceito gira em torno da maximização da eficiência e produtividade, minimizando o consumo de recursos”, explica Bruno Begalli, Diretor de Inovação e Novos Negócios da S.I.N.. “Isso envolve uma abordagem holística que combina planejamento estratégico, gerenciamento do tempo eficiente e foco no bem-estar do time".

No curto prazo, o executivo explica que a estratégia do fazer mais com menos pode levar a uma economia significativa, aumentando a lucratividade e competitividade. “Já no longo prazo, o mesmo conceito tem a ver com uma cultura de melhoria e inovação contínuas, que promove a sustentabilidade dos processos e, também, um ambiente atrativo para colaboradores e clientes, fortalecendo a marca”, sinaliza ele.

Pensando nisso, veja a seguir 7 dicas do especialista para começar a alavancar o seu negócio já:

1) Priorize e mantenha o foco. Abandone a ideia de fazer uma lista interminável de tarefas diárias e abrace a priorização. Todos nós temos tempo limitado, então, focar nas tarefas que oferecem o maior retorno para seu investimento é crucial. E aqui citamos o Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20. De acordo com a abordagem, criada no final do século dezenove pelo economista italiano Vilfredo Pareto, 80% dos seus resultados virão de apenas 20% dos seus esforços. Então, a ideia é identificar essas ações de alto impacto e concentrar seu foco nelas. Para isso, comece observando as metas gerais do negócio e mensurando seu progresso em direção a essas metas. Então, crie uma lista de tarefas diárias ou semanais que reflita suas prioridades. Lembre-se, “fazer mais com menos” não é sobre fazer tudo – é sobre fazer as coisas certas. Ao se concentrar no que realmente importa, você estará no caminho certo para impulsionar seu negócio rumo ao sucesso.

2) Delegue ou terceirize tarefas. Se você é do tipo centralizador, mude. Tentar usar todos os chapéus da sua empresa e atacar em todas as frentes é uma receita para oportunidades perdidas e, também, para o esgotamento. Comece identificando as atividades repetitivas e demoradas que podem ser efetivamente tratadas por outra pessoa. Ao fazer isso, você libera seu tempo para tarefas de nível superior e pensamento estratégico. Mas, lembre-se de capacitar sua equipe e delegar atividades alinhadas com o conjunto de habilidades de cada um. Forneça instruções claras, ofereça suporte e confie neles para assumir a responsabilidade e entregar resultados. E, acima de tudo, encare seus colaboradores como um cliente interno. Ao fazer isso, eles estarão sempre motivados e irão dar o seu melhor. Fique atento: ao fornecer aos colaboradores ferramentas, habilidades e conhecimento necessários, as empresas vão capacitá-los a reconhecer áreas de melhoria para propor soluções e impulsionar mudanças positivas.

3) Gerencie melhor seus projetos. Gastar menos tempo em tarefas simples e tediosas e mais tempo em iniciativas estratégicas é a melhor forma de garantir uma boa produtividade. Para facilitar e agilizar seu fluxo de trabalho, a chave é escolher as ferramentas certas. Primeiro, identifique as áreas mais problemáticas do seu negócio, que precisam ser organizadas ou necessitam de mais agilidade. Você precisa de ajuda para acompanhar melhor o cumprimento de seus projetos? Ferramentas como Asana ou Trello facilitam essa organização e vão lhe ajudar a atribuir tarefas para a equipe e acompanhar o progresso de todos. Isso mantém o time na mesma página e garante que os prazos sejam cumpridos.

4) Rastreie e analise o desempenho. Acompanhar o desempenho do seu negócio é como ter um roteiro para o sucesso. As métricas permitem que você veja o que está funcionando, o que não está e onde você pode otimizar seus esforços para conseguir mais com menos. A base do monitoramento de desempenho eficaz começa com a definição de metas SMART. Essas metas são Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Por exemplo, em vez de uma meta vaga como "expandir sua empresa no mercado global", defina uma meta SMART como “expandir a presença no mercado global, abrindo 4 novas filiais em países estratégicos até o final do próximo semestre”. Metas claras e mensuráveis fornecem uma referência para monitorar o progresso e identificar áreas para melhoria.

5) Aposte em parcerias estratégicas para compartilhar recursos. Em um ambiente de negócios dinâmico, formar parcerias estratégicas pode ser a chave para fazer mais com menos. Uma pesquisa da Harvard Business Review demonstra que colaborações bem estruturadas e com habilidades diferentes, mas que conversem entre si, têm grandes chances de um aumento bem sucedido na base de clientes. Por outro lado, entender o timing correto faz toda a diferença. Parcerias pouco estruturadas ou realizadas em momentos errados podem causar problemas na estrutura e na imagem da marca.

6) Adote uma estratégia de análise de dados e tome decisões mais precisas. Atualmente, empresas que conseguem analisar e integrar grandes volumes de dados de maneira rápida e precisa, têm uma vantagem estratégica significativa. Isso porque organizações que utilizam uma inteligência de dados mais eficaz têm maiores chances de apresentar um desempenho maior que de seus concorrentes. Ter a capacidade de utilizar dados importantes com precisão, torna todos os processos mais rápidos, atraindo clientes essenciais antes de outras marcas. Isso inclui desde otimização de atividades internas até a análise de dados de clientes e a previsão de tendências de mercado.

7) Abrace a aprendizagem contínua. Para impulsionar seu negócio, você precisa estar sempre à frente. E para isso, o aprendizado contínuo é uma estratégia poderosa para maximizar sua eficácia como empreendedor. Você precisa de mais do que as habilidades que tinha ao iniciar sua empresa para conseguir chegar ao próximo nível. Para abraçar o aprendizado contínuo, fique sempre atualizado sobre tendências e insights do setor, acompanhando blogs, publicações e podcasts relevantes. Seguir líderes inspiradores no Linkedin e outras mídias sociais também pode ser uma ótima maneira de se manter informado. Considere também participar de conferências e painéis do seu segmento. Esses eventos são oportunidades valiosas para aprender com especialistas, fazer networking e descobrir novas ferramentas para otimizar seus processos.

Sobre a S.I.N.: fundada em 2003, a S.I.N. é uma empresa global dedicada a desenvolver as mais modernas e inovadoras soluções para a comunidade odontológica. Com soluções que combinam tecnologia avançada, eficiência e conhecimento científico de ponta, a organização visa fomentar a geração de sorrisos. A empresa hoje está presente em 30 países e tem unidades de negócios espalhadas por todo o Brasil. O propósito da marca é refletido em sua assinatura “S.I.N.: Soluções + Inovações = Novos Sorrisos”. Entre os princípios e valores que guiam a organização estão a ética, a diversidade, a sustentabilidade e a empatia nas relações. Após crescimento acelerado e ininterrupto nos últimos anos, integra hoje o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Fonte: Assessoria 

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.