OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 11 de julho de 2025

Notícias

10/07/2025 às 19:04

PCJE leva estudantes a uma imersão na história alagoana no CCM do TJAL

20 estudantes da Escola Municipal Prof. Antídio Vieira visitaram o Centro de Cultura e Memória (CCM) do TJAL. -Kenny Lucas - Ascom/Esmal 20 estudantes da Escola Municipal Prof. Antídio Vieira visitaram o Centro de Cultura e Memória (CCM) do TJAL. -Kenny Lucas - Ascom/Esmal

Vinte alunos do 9º ano da Escola Municipal Professor Antídio Vieira participaram, nesta quinta-feira (10), de uma visita ao Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).A atividade foi promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).

Naima Castelões, estagiária do CCM e uma das responsáveis por conduzir a visita, destacou a importância de ações como essa. Para ela, é justamente na fase da adolescência que o contato com a história se torna essencial.

"Sinto que, muitas vezes, as escolas não oferecem uma visão tão ampla sobre o que é o estado de Alagoas. Visitar o museu permite a eles obterem conhecimento tanto sobre a história do estado quanto sobre o Judiciário, que também faz parte dessa construção", afirmou.

A estagiária ressaltou ainda a tecnologia do museu, que conta com óculos de realidade virtual.

"Nosso museu é um dos mais tecnológicos do estado. Com o óculos, os alunos conseguem se aprofundar no passado e conhecer uma realidade muito anterior ao tempo deles. Isso é incrível e torna a experiência ainda mais envolvente", pontuou.

A visita pelos olhos da escola


Alunos da E. M. Prof. Antídio Vieira conheceram de perto a história de Alagoas. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal

Para a professora de Língua Portuguesa Maryanne Cedrin, que acompanhou o grupo, a atividade foi marcante. Ela explicou que, para a maioria dos alunos, está foi a primeira vez em um museu.

"Já na entrada, eles ficaram encantados com a quantidade de informações. A visita guiada foi uma experiência muito rica, porque fala da nossa história, da história do nosso estado", contou.

Segundo ela, ir ao CCM tem um grande valor pedagógico e os conteúdos que os alunos veem em sala de aula ganham forma diante dos olhos durante esse tipo de vivência.

"Isso torna o aprendizado mais real e mais próximo. História, Geografia e até a própria Língua Portuguesa se entrelaçam aqui. Eles estão construindo conhecimento e formando senso crítico e cidadania a partir dessa experiência", afirmou a professora.

Já a estudante Letícia Dayane, do 9º ano, que foi ao museu pela primeira vez, resumiu a visita com entusiasmo.

"Achei maravilhosa! Gostei de tudo, mas principalmente de aprender como era a Praça Deodoro antigamente e sobre os casos históricos", ressaltou.

O Centro de Cultura e Memória do TJAL, que funciona no antigo prédio da Presidência do Tribunal, no Centro de Maceió, é um espaço dedicado à preservação da memória do Judiciário e da história alagoana.

Kenny Lucas - Ascom/Esmal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.