OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 12 de julho de 2025

Notícias

11/07/2025 às 15:29

IMA cobra da Prefeitura de Arapiraca plano de manejo para jacarés

Equipe técnica do IMA esteve no local após as primeiras denúncias sobre a presença dos répteis. Ascom IMA Equipe técnica do IMA esteve no local após as primeiras denúncias sobre a presença dos répteis. Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) esteve em Arapiraca nesta quinta-feira (10) para cobrar da Prefeitura do município ações relacionadas aos jacarés que têm aparecido com frequência no centro da cidade, na área próxima ao Riacho Piauí.

Durante a vistoria, os técnicos do órgão encontraram cerca de 10 animais na localidade, o que tem atraído curiosos e gerado riscos para a população. A Prefeitura foi autuada por não cumprir a medida solicitada no ano passado e foi intimada a adotar providências para garantir tanto a segurança da população quanto o bem-estar dos animais.

Uma equipe técnica do IMA esteve no local após as primeiras denúncias sobre a presença dos répteis. Em 2024, foi solicitado que a Prefeitura de Arapiraca apresentasse um plano de manejo desses animais no prazo de 90 dias. Como não houve cumprimento da solicitação, a Prefeitura foi autuada e tem agora 20 dias para apresentar quais intervenções serão realizadas na área.

Nos últimos dias, um filhote de jacaré foi avistado próximo a residências. Como esse tipo de ocorrência tem se repetido com frequência, a área tem atraído a atenção das pessoas, o que representa risco tanto para os animais quanto para os populares.

“Esses animais podem ser agredidos pela população, podem sofrer acidentes ou se machucar, e, caso sejam alimentados indevidamente, irão continuar retornando à área. Além disso, também podem ocorrer acidentes com as pessoas, que podem ser mordidas", explicou Rafael Cordeiro, técnico do IMA.

Em situações como essa, com animais silvestres avistados em áreas urbanas, a recomendação é que a população acione o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) pelos números (82) 98833-5879 ou o 190, para que o resgate seja realizado de forma adequada, com a devida condução dos animais a um local seguro.

Ascom IMA/AL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.